Banca de DEFESA: ZENILTON GONDIM SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZENILTON GONDIM SILVA
DATA : 31/03/2021
LOCAL: Sala virtual com link de transmissão: https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1

A UNIVERSIDADE E OS/AS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: uma arqueogenealogia dos agenciamentos

Técnico-administrativo em educação. Universidade. Agenciamento. Arqueogenealogia.

Esta pesquisa é realizada por meio da construção de uma sutura envolvendo os estudos realizados por Foucault e os estudos sobre Universidade com ênfase nos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE), tendo como objetivo principal analisar os agenciamentos dos modos com que nos tornamos sujeitos TAE no interior das Universidades. Elencamos como objetivos específicos: a) compreender como os dispositivos legais e jurídicos vão criando e estabelecendo papéis e posições no interior das Instituições de Ensino Superior; b) estudar o processo de burocratização e disciplinamento das Universidades e a formação de uma categoria para desenvolvimento de atividades-meio; c) entender os conflitos e disputas contemporâneas e neoliberais nas formas de atuar dos Técnicos-Administrativos em Educação. Para tal, utilizamos a arqueogenealogia como precaução metodológica. A arqueologia se propõe a analisar as fissuras disruptivas do campo discursivo nas teias do saber-poder, a genealogia auxilia as análises das junturas do saber enquanto dispositivo de poder, e a arqueogenealogia nos permite compreender as dobras das relações de força no processo de constituição dos agenciamentos. A pesquisa produziu como resultado a constituição dos agenciamentos do trabalho por modos distintos de governo na produção de três cisões, a saber: agenciamento a partir da microfísica do poder de educar no governo dos ofícios, pela economia, moral e literatura no Seminário de Olinda para a Formação do Homem Colonial, e agenciamento nas primeiras criações de cargos nas Instituições de Ensino Superior, na produção da primeira cisão entre membros e não membros; agenciamento na forma administrativa de governo em que nasce a categoria Técnico-Administrativa em Educação, ao dobrar as relações de força do duplo dispositivo administrativo-disciplinar, a partir da segunda cisão entre planejamento e execução; agenciamento-empresa por meio do governo em seu poder gerencial, na produção da terceira cisão com o desmembramento do corpo TAE. A arqueogenealogia dos agenciamentos permitiu-nos não exatamente entender o que somos, mas desnaturalizar o que somos no processo de nossa constituição: fabricação de peça por peça na emergência das condições técnicas, políticas, econômicas e sociais das formações históricas. Uma categoria tão sem história; quando nos dedicamos à produção de nossas memórias, nossa categoria já se apresenta em vias de desaparecer.

Presidente - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA
Externo à Instituição - Alexandre Filordi de Carvalho - UNIFESP