Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA JULIA PAULINA DE OLIVEIRA

DISCENTE : ANA JULIA PAULINA DE OLIVEIRA
DATA : 09/07/2021
LOCAL: Sala virtual webconferência https://meet.google.com/ujg-cjos-ybv

Contexto social, autoestima e satisfação de vida entre adolescentes praticantes e vítimas de bullying e cyberbullying no Sul da Bahia

Bullying e cyberbullying. Contexto social. Adolescente. Autoestima. Satisfação de vida.

O bullying no contexto escolar materializa-se como a violência repetida, caracterizada nas agressões propositais de cunho físico, psicológico contra alguém com dificuldade de se defender, culminando numa relação de controle e opressão sobre a vítima. O cyberbullying, por sua vez, pode ser entendido como uma variação ou extensão do bullying envolvendo o uso de alguma tecnologia relacionada ao mundo virtual. O objetivo desse estudo é caracterizar o fenômeno do bullying e cyberbullying, buscando investigar as suas relações com fatores individuais (sociodemográficos e psicológicos) e contextuais (familiar, grupo de pares, escola e comunidade) em estudantes dos cursos integrados do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia- IFBA, campus Eunápolis. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, do tipo relacional, ex post facto, de corte transversal. O tamanho mínimo da amostra será de 191 estudantes e os instrumentos de medida das variáveis serão a escala de vitimização do bullying, a escala de comportamento do bullying, a escala de autoestima de Rosenberg, a escala multidimensional de satisfação de vida, a escala de responsividade e exigência parental, o dimensions of discipline inventory (DDI), a negative peer influences scale, o neighborhood safety scale e a escala de percepção do ambiente escolar, além de um questionário sociodemográfico. As escalas empregadas ou são validadas para o Brasil ou serão traduzidas e adaptadas para esse estudo, e passarão por um processo de validação preliminar, por meio de Análise Fatorial Exploratória. Para análise dos dados será empregada a estatística descritiva e a inferencial, essa última para investigar possíveis correlações entre variáveis (entre idade e comportamentos de bullying), diferenças grupais (se os comportamentos envolvidos no bullying - vitimização e agressão -diferem entre os gêneros; se os adolescentes que são vítimas e agressores diferem quanto às práticas educativas parentais, à percepção de comportamentos negativos de seus pares e à percepção de exposição à violência comunitária e na escola) e, finalmente, para investigar os efeitos do nível socioeconômico, da etnia e do tempo de ingresso no curso sobre os comportamentos de bullying. Todas as análises serão efetuadas no IBM SPSS Statistics 25 e o nível de significância adotada será 0,05. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento de ações preventivas de combate ao bullying e ciberbullying dentro da instituição estudada, uma vez que seus resultados permitirão identificar mais a fundo o peso de distintos fatores envolvidos na explicação da ocorrência do fenômeno nesse contexto particular.

Externa à Instituição - EDI CRISTINA MANFROI - UFBA
Interno - 1220616 - RAFAEL ANDRES PATINO OROZCO