Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMIRIS DE OLIVEIRA NATALE

DISCENTE : THAMIRIS DE OLIVEIRA NATALE
DATA : 13/07/2021
LOCAL: Sala virtual webconferência https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1

Política de Assistência Estudantil: uma análise sobre a compreensão dos discentes do IFBA Campus Eunápolis

Assistência estudantil. Educação. Questão social. Política pública. Política social.

A pesquisa realizará um estudo entre os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Eunápolis, quanto à compreensão deles em relação à Política de Assistência Estudantil. O universo de trabalho compreenderá dezoito discentes distribuídos nas três modalidades de ensino do Campus (Integrado, Subsequente, Superior) e entre os contemplados e não contemplados pelo Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE) de 2019. Tem como objetivo geral analisar a compreensão dos discentes do IFBA, Campus Eunápolis, quanto à Política de Assistência Estudantil. Os principais questionamentos são: qual será a compreensão dos discentes do IFBA Campus Eunápolis, enquanto sujeito de direitos, quanto à Política de Assistência Estudantil? E como as expressões da questão social por eles vividas podem influenciar nessa compreensão? Quanto à sua abordagem, se caracteriza como qualitativa e quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva, pois, ao passo que visa construir uma familiaridade com o problema, pretende não só descrever as características de um determinado grupo ou realidade, mas estabelecer relações entre variáveis e entender a essência desta relação. Quanto à coleta de dados, dividimos em duas fases, na primeira os participantes responderão a um questionário com perguntas abertas e fechadas, disponibilizado por um link pelo Google Forms e na segunda etapa participarão de entrevista grupal de discussão que será direcionada por um roteiro de entrevista com perguntas semiestruturadas que ocorrerão virtualmente através de um aplicativo de videoconferência, o Google Meet, seguindo todos os princípios éticos exigidos para validação dos dados. A análise dos dados será organizada em três etapas, a primeira é a ordenação dos dados que é o mapeamento dos dados coletados, a segunda é a classificação dos dados para posterior categorização e, por fim, a análise final, momento da articulação dos resultados com o referencial teórico.

Presidente - 1164694 - CHRISTIANNE BENATTI ROCHEBOIS
Interna - 1629912 - JANAINA ZITO LOSADA