Banca de DEFESA: DEBORA DE ASSIS PEREIRA LOPES

DISCENTE : DEBORA DE ASSIS PEREIRA LOPES
DATA : 19/07/2021
LOCAL: Sala virtual webconferência Link: https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1

Accountability e a promoção da democracia: uma investigação em portais eletrônicos municipais no Sul da Bahia

Prestação de contas. Portais web. Participação popular. Prefeituras.

O presente trabalho tem por objetivo analisar a implementação da accountability em portais eletrônicos do executivo municipal, identificando as contribuições da prestação de contas no meio eletrônico para o fortalecimento da democracia e para a promoção de uma cidadania ativa. Para tanto foi realizada uma pesquisa em portais web de cinco prefeituras do interior da Bahia: Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Eunápolis. Estas foram selecionadas considerando a localização geográfica e aspectos demográficos e econômicos. A coleta de dados ocorreu através de Formulário de Observação, com o objetivo de verificar a qualidade dos dados (relevância e clareza na informação) e a facilidade de acesso (layout com links objetivos). Também foram utilizados os Relatórios de Pedidos disponibilizados pelas próprias prefeituras, a fim de verificar o índice de participação popular. Averiguar a suficiência da prestação de contas para o exercício de uma cidadania ativa é relevante para o estudo da democracia no Brasil, pois possibilita uma visão crítica sobre os instrumentos estatais e sua adequação às características da sociedade brasileira.

Presidente - 1803265 - LILIAN REICHERT COELHO
Interno - 1553833 - MARCIO JOSE SILVEIRA LIMA