Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA LACERDA SANTOS SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA LACERDA SANTOS SANTANA
DATA : 22/07/2021
LOCAL: Sala virtual webconferência https://meet.google.com/ywm-nbgk-mjo

O  espaço físico das instituições de educação infantil e as especificidades e necessidades das crianças de zero a seis anos de idade.

Arquitetura escolar. Espaço físico. Educação infantil. Crianças de 0 a 6 anos.

O tema relativo às relações entre espaço físico/arquitetura escolar e educação infantil vem ganhando, nos últimos 20 anos, a atenção de educadores, historiadores, arquitetos e psicólogos. Alguns estudos têm se debruçado na tarefa de entender se de fato os espaços físicos da Educação infantil estão de acordo com as normas nacionais e atendem as especificidades dos seus usuários. A presente proposta de pesquisa versa sobre os espaços físicos dos estabelecimentos públicos de Educação infantil e, especificamente, buscará investigar se as instituições de Educação infantil da cidade de Itamaraju, BA atendem às normatizações, em nível nacional e local, para regulamentação e autorização deste tipo de espaço educativo e se respeitam as especificidades e necessidades das crianças de zero a seis anos, na promoção de seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. O projeto está integrado a Linha de Pesquisa Sociedade, Cultura e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitiva, com emprego de multimétodos para a coleta de dados, que ocorrerá em duas etapas: Etapa documental e Etapa de campo. Na etapa documental serão analisados documentos locais como decretos, pareceres, Projetos Políticos Pedagógicos das instituições e atas de resultados finais. Na etapa de campo, participarão 56 sujeitos, sendo 48 provenientes de sete instituições de educação infantil e nove escolas de ensino fundamental que atendem crianças da pré-escola (16 estabelecimentos de educação da zona urbana, no total) e 8 agentes dos órgãos públicos, de controle social e da Câmara de Vereadores do município. Os 48 participantes (16 diretores e 32 professores) das Unidades de Ensino responderão a um questionário com questões fechadas. Com os 8 agentes públicos (2 representantes da secretaria de educação, 2 representantes da secretária de obras, 2 representantes do conselho municipal de educação e 2 representantes da câmara de vereadores) serão conduzidas entrevistas a partir de um roteiro estruturado. Ainda na etapa de campo, serão realizadas visitas às instituições para realização de registros fotográficos e vistoria dos espaços de acordo com um roteiro de vistoria. Finalmente, todos os participantes serão convidados para uma roda de conversa, com o propósito de ampliar e aprofundar a discussão sobre o tema e de mobilizar e propor ações que visem a construção de leis e normas locais que contribuam para a melhoria da situação dos espaços físicos pesquisados. Os questionários aplicados serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, essa última para verificar se há diferenças significativas entre as respostas dos diretores e dos professores e será considerado o nível de significância de 5%. As entrevistas e o documentos levantados, bem como os conteúdos registrados na roda de conversa serão analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Espera-se como resultado desta investigação fomentar políticas públicas locais que promovam a qualidade dos espaços destinados à educação infantil, respeitando as especificidades e necessidades de seus usuários, e contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Externa à Instituição - CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES - UESC-BA
Interno - 1436900 - GUSTAVO BRUNO BICALHO GONCALVES