Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA FERRREIRA COIMBRA PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA FERRREIRA COIMBRA PIMENTEL
DATA : 25/08/2021
LOCAL: Sala virtual webconferência https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1

Participação e políticas territoriais: um olhar para as mulheres raspadeiras das farinheiras do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia

Políticas públicas. Participação social. Farinheiras. Mulheres raspadeiras. Feminismos.

O campo das públicas é diverso e nele a participação social é um tema relevante por entender que a democracia participativa é uma forma de conseguir que a população atue junto ao governo no atendimento das suas diversas demandas. Deste modo a abordagem territorial é uma forma de analisar espaços econômico-sócio-culturais, organizações, atuação do Estado e atores que torna possível, a princípio, um modelo de gestão participativa. Nesta pesquisa pretende-se analisar a participação social de mulheres rurais nas Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial (PPDT) do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia (TIES), verificando o acesso a estas políticas e compreender como elas se organizam, se reconhecem e se envolvem em questões de seu interesse, conforme a multiatorialidade presente no processo destas políticas. Nesse caso, o olhar se direcionará especialmente para as raspadeiras das farinheiras que compõem o grupo de mulheres envolvidas na produção e transformação na mandiocultura. Se justifica, pois o modelo de Políticas de Desenvolvimento Territorial ora implantado no Brasil em 2003 foi prefigurado na perspectiva de gestão participativa. Dessa maneira, entender como se realiza a participação das mulheres na perspectiva de gênero irá conferir a legitimidade de sua atuação nesse processo. É um trabalho inserido na linha de pesquisa Estado, Instituições e Governança, de caráter exploratório com estudos de caso, realizado por meio de métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa. Demandará levantamento de dados secundários, pesquisa documental e pesquisa de campo, esta, realizada por meio de entrevista semiestruturada e aplicação de questionários em 50 farinheiras distribuídas nos 13 municípios do território, concentrando em Alcobaça, por ser o município com maior atuação no segmento. A escolha das visitas ocorrerá de forma aleatória, em comunidades rurais dos respectivos municípios; Entrevistas com 20 agentes entre profissionais de assistência técnica e extensão rural (ATER) do estado, ONGS e de empresas, para verificar como estes profissionais se relacionam com as comunidades em que atuam e como entendem ser o papel das mulheres e sua participação nas políticas territoriais. Ainda se adotará observação participante em reuniões conforme agendas locais, do CODETER, secretarias de agricultura, das associações e outros encontros com este público, participando em pelo menos 10 reuniões. Nessa perspectiva, um conjunto de conceitos darão base à pesquisa: planejamento e avaliação de políticas públicas; políticas de desenvolvimento territorial; participação, fundamentada na ideia de democracia e participação social e feminismos na perspectiva de gênero, para estudo de mulheres rurais. Espera-se como resultado do trabalho mostrar a realidade acerca das mulheres raspadeiras das casas de farinha do extremo sul da Bahia e contribuir com os processos de políticas públicas para mulheres de modo que seja pensado em estratégias que atendam suas demandas e que todas sejam ouvidas.

Externo à Instituição - CLÓVIS ROBERTO ZIMMERMANN - UFBA
Externa ao Programa - 060.452.106-54 - DHANYANE ALVES CASTRO - IF Baiano