Banca de DEFESA: IGOR DANTAS FRAGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR DANTAS FRAGA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Sala Virtual

A UFSB e o desafio de implementação de um projeto de Universidade Nova no Sul da Bahia

Implementação. Universidade. UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia foi uma das mais recentes universidades criadas no Brasil, no período virtuoso de criação de instituições de nível superior nos governos progressistas do Partido dos Trabalhadores. Mais que apenas mais uma universidade, essa instituição ousou no seu plano orientador onde se colocou como uma tentativa de revolucionar a educação brasileira ao se pretender uma universidade popular, multiepistêmica e cidadã, a partir de uma arquitetura acadêmica e administrativa diferenciada, da criação de colégios universitários e do uso de metodologias ativas, intertransdisciplinaridade e abertura para o encontro de saberes que valorizasse os conhecimentos tradicionais ditos não científicos presentes no território do sul da Bahia. Logicamente uma proposta tão ousada enfrentaria dificuldades de concretização, e é a partir dos estudos de implementação de políticas públicas e outros referenciais que observo o fenômeno objeto da presente tese. Esperamos através da literatura e da entrevista a diversos atores, colaborar com a ampliação de olhares sensíveis aos ganho e entraves do processo de implementação da universidade federal do sul da Bahia.

Presidente - 1738832 - VALERIA GIANNELLA
Interno - 1436900 - GUSTAVO BRUNO BICALHO GONCALVES