Banca de DEFESA: IGOR DANTAS FRAGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR DANTAS FRAGA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Metapresencial - https://meet.google.com/ocp-hzve-njy

A UFSB e o desafio de implementação de um projeto de Universidade Nova no Sul da Bahia

Implementação. Universidade brasileira. UFSB.

A presente tese consiste em um desafio de pesquisa focado na análise do processo de implementação de um projeto inovador de instituição federal de ensino superior, a Universidade Federal do Sul da Bahia, ousada em seu desenho acadêmico, administrativo e pedagógico, no período de 2013 a 2017. Para tanto, inicialmente, foram buscadas as lentes dos estudos de implementação de políticas públicas e, mais adiante, a revisão histórica das iniciativas inovadoras nas universidades brasileiras, suas resistências e resultados. Agregando a perspectiva das emoções na busca de novas racionalidades para mais possibilidades de compreensão do processo, foram adicionados os conceitos de reconhecimento e menosprezo. Através da metodologia combinada de revisão de literatura e a realização de entrevistas em profundidade, na escuta ativa de testemunhas privilegiadas do processo, atores implementadores, foi possível definir a hipótese que a coesão do início da implementação foi impulsionada pelo autorreconhecimento mútuo, no esforço de todes para que o projeto desse certo, e que, na medida da sua operacionalização, a implementação por desconsiderar detalhes dos contextos concretos, apresentou entraves, incongruências práticas, que, como inflexões, foram capazes de gerar efeitos imprevistos, indesejados e até perversos, tensionamentos e dores, que, muitas vezes não acolhidas, geraram diversas reações nos sujeitos, do abandono do projeto até a resistência, individual e coletiva, manifestando movimentos de luta por reconhecimento, por sua vez, potencializadores de conflitos e perda crescente da capacidade coletiva de diálogo, ensejando rupturas e descontinuidades. O estudo apresenta assim contribuições para a diversificação das análises de implementação de políticas públicas e para a reflexão sobre os processos vividos na Universidade Federal do Sul da Bahia no recorte temporal definido.

Presidente - 1738832 - VALERIA GIANNELLA
Interno - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA