Banca de DEFESA: THAMIRIS DE OLIVEIRA NATALE

DISCENTE : THAMIRIS DE OLIVEIRA NATALE
DATA : 17/08/2022
LOCAL: Meta presencial https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/csc-1.

Política de Assistência Estudantil: uma análise sobre a compreensão dos discentes do IFBA Campus Eunápolis.

Assistência Estudantil; Educação; Questão Social; Política Pública; Política Social.

Esta pesquisa realizou um estudo entre os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Eunápolis, quanto à compreensão deles em relação à Política de Assistência Estudantil. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes que participaram da seleção do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE) em 2019. Neste ano, foram 527 distribuídos entre as três modalidades de ensino do Campus (Ensino médio Integrado, Ensino médio Subsequente e Ensino Superior) que passaram pela análise da assistente social, e desses, 389 foram contemplados e 138 não contemplados. Considerando a complexidade de uma pesquisa qualitativa, delimitei como amostra, seis estudantes por modalidade, totalizando 18, entre contemplados e não contemplados na seleção de 2019. Tem como objetivo geral analisar a compreensão dos discentes do IFBA Campus Eunápolis acerca da Política de Assistência Estudantil. O problema investigado foi qual seria a compreensão dos discentes do IFBA Campus Eunápolis, enquanto sujeitos de direitos, quanto à Política de Assistência Estudantil? E como as expressões da questão social por eles vividas podem influenciar nessa compreensão? Quanto à abordagem, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos diferentes: o questionário e as entrevistas em grupo separadas por modalidades de Ensino que ocorreram virtualmente através de um aplicativo de videoconferência, o Google Meet e foram direcionadas por um roteiro de entrevista semiestruturado. A análise dos dados foi realizada nos dois últimos capítulos, considerando a operacionalização do método hermenêutico-dialético de Minayo (2002) que compreendeu a ordenação dos dados, que é o mapeamento dos dados coletados, a classificação dos dados e posterior categorização e, por fim, a análise final, momento de articulação dos resultados com o referencial teórico. Diante disso, os resultados mostraram uma compreensão da assistência estudantil em seu imediatismo e a partir das necessidades de sobrevivências individuais, refletindo a realidade brasileira quanto às Políticas Sociais.

Externa ao Programa - 1694002 - ANGELA MARIA GARCIA
Presidente - 1164694 - CHRISTIANNE BENATTI ROCHEBOIS