Banca de DEFESA: LUANDA MIRANDA MAI

DISCENTE : LUANDA MIRANDA MAI
DATA : 11/11/2022
LOCAL: Metapresencial Link: MEET: wpt-dtth-vfq

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Ensino e aprendizagem de língua inglesa; ressocialização; Medida Socioeducativa em meio aberto; inglês como atividade extraescolar; Teixeira de Freitas, Extremo-sul da Bahia.

Esta dissertação apresenta uma proposta de pesquisa interdisciplinar de ensino e aprendizagem de língua inglesa para adolescentes em conflito com a lei como atividade extraescolar ressocializante. Ela surgiu da observação prática da autora em relação à falta de atividades ressocializantes para adolescentes em conflito com a lei que levassem em conta todas as peculiaridades e desafios das suas condições socioculturais. A pesquisa baseia-se nas teorias da Linguística Aplicada, campo de estudo transdisciplinar e intercultural que identifica e usa soluções para problemas relacionados à linguagem na vida real. Sob o ponto de vista de que não se pode separar linguagem e vida social, dada sua complexidade, a LA estabelece diálogos com outras áreas de estudos nesse projeto como: Educação, Filosofia, Psicologia, Direito e Serviço Social. Teve como objetivo geral: Analisar possibilidades ressocializantes do ensino da língua inglesa como atividade extraescolar para adolescentes em cumprimento de MSE (Medida Socioeducativa) através da metodologias ativas e de forma descolonizada e como objetivos específicos: Promover minicurso de língua inglesa para adolescentes em cumprimento de MSE no CREAS de Teixeira de Freitas para avaliar as potencialidades do inglês como atividade ressocializante; investigar, por meio de metodologias ativas, os processos de ensino de inglês para adolescentes em conflito com a lei; compreender qual a relação que os adolescentes em cumprimento de MSE fazem entre o mundo, a língua inglesa, a sociedade e eles mesmos. A metodologia utilizada foi a pesquisaação. Ao final concluiu-se que os processos de ensino e aprendizagem de língua inglesa para adolescentes em conflito com a lei através de metodologias ativas do ponto de vista didático e cognitivo é similar ao desenvolvido em qualquer outro público, todavia havendo um processo diferenciado do ponto de vista da reconstrução da autoestima e autoeficácia para esse público. No que diz respeito à relação que eles fazem entre eles mesmos, a sociedade e a língua inglesa, verificou-se a hipótese levantada, pois visões do senso comum como: “não sei nem português, quanto mais inglês” ou “nunca vou viajar para fora”, foram levantadas, mas ao final do processo de aprendizagem através de um ensino multicultural e descolonizado os adolescentes demostraram uma visão mais holística do idioma. Por fim, a hipótese levantada da possibilidade de inserção da língua inglesa como atividade ressocializante no CREAS mostrou-se possível, de acordo com os dados coletados dos profissionais da instituição e do próprio minicurso aplicado.

Presidente - 1164694 - CHRISTIANNE BENATTI ROCHEBOIS
Externo à Instituição - FABIANO SILVESTRE RAMOS - UFBA