Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA TEIXEIRA MORAES AMARAL

DISCENTE : RENATA TEIXEIRA MORAES AMARAL
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais - CSC - UFSB

A Formação de Professores de História no Território de Identidade da Costa do Descobrimento: As Instituições e a Formação Acadêmico-Profissional (2000-2020)

Ensino superior. Licenciatura em História. Território de Identidade da Costa do Descobrimento.

Nesse trabalho busca-se compreender o processo de formação de professores de história e mapear as Instituições formadoras de professores/as de História no Território de Identidade da Costa do Descobrimento, para que possamos compreender como tem se configurado a formação de professores no território em questão: as instituições; cursos; bases epistemológicas da formação; o currículo; o número de estudantes que entram e saem dos cursos, dentre outros aspectos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, organizada em duas etapas, na primeira, de pesquisa bibliográfica e documental, na qual foi produzida uma revisão de literatura sobre a temática. Na segunda etapa, realizaremos pesquisa avançada no cadastro e-MEC buscando dados das instituições formadoras, e nos indicadores Educacionais do INEP localizando planilhas de Indicadores de Trajetória da Educação Superior onde analisaremos os dados de cursos de licenciatura em História em turmas iniciadas no ano 2010 até o ano de 2016. Os resultados da pesquisa hão de proporcionar um panorama da formação de professores de História no Território da Costa do Descobrimento, verificando se os cursos oferecem ao aluno condições mínimas exigidas para sua formação.

Presidente - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA
Interno - ***.935.955-** - FRANCISCO EDUARDO TORRES CANCELA - UNEB
Interna - 1629912 - JANAINA ZITO LOSADA
Externa ao Programa - 1355184 - IVANA MARIA GAMERMAN - UFSBExterna à Instituição - CAROLINE DE ARAUJO LIMA - UNEB