Banca de DEFESA: ALBERICIO SILVA DE JESUS

DISCENTE : ALBERICIO SILVA DE JESUS
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Metapresencial

Territorialização do Cuni Coaraci: Uma analise do acesso e afiliação dos estudantes de camadas populares.

Territorialização; Cuni; acesso e afiliação.

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o proposito de  identificar o perfil, percurso e trajetória dos estudantes dos Colégios Universitários (Cunis) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na cidade de Coaraci- BA. O estudo procura compreender como o processo de territorialização pode interferir na afiliação estudantil, além de analisar a proposta de implementação dos Cunis e verificar se a universidade obteve êxito em atingir o público alvo, conforme seu Plano Orientador. A pesquisa envolveu a participação de 54 entrevistados que ingressaram na universidade nos anos de 2014, 2016 e 2017. Os resultados deste estudo destacam a importância dos Cunis na democratização do ensino superior, oferecendo vagas direcionadas a estudantes de escolas públicas, contribuindo para a inclusão social e a redução das desigualdades no acesso à educação superior. Além disso, analisam o papel dos Cunis na redução do estranhamento dos alunos ao ingressarem no ensino superior, fornecendo proximidade geográfica, familiaridade com o espaço e redes de contatos de apoio. O processo de territorialização dos estudantes nos Cunis e sua afiliação à UFSB são investigados à medida que a pesquisa se desenrola. Os resultados preliminares destacam desafios e estratégias de afiliação, bem como a importância da Formação Geral (FG) na integração dos alunos. Esse estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada da experiência dos estudantes dos Cunis da UFSB, identificando fatores que impactam sua afiliação acadêmica e fornecendo insights importantes para aprimorar a experiência educacional desses alunos no contexto dos Colégios Universitários.

Presidente - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA
Interno - 1436900 - GUSTAVO BRUNO BICALHO GONCALVES