Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS HENRIQUE LEITE BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS HENRIQUE LEITE BORGES
DATA : 19/10/2018
LOCAL: csc

1.      CAPACIDADES INSTITUCIONAIS E SEUS EFEITOS NA INDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO LITORAL SUL DA BAHIA

1.      Institucionalidades; Desenvolvimento rural; Território; Participação social; Gestão social.

Considerando os esforços empreendidos para o enfrentamento da pobreza rural por meio de políticas públicas de enfoque territorial e, com isso, a emergência de novas institucionalidades a conduzir ações de concertação social, a presente proposta de pesquisa problematiza a política territorial do Estado da Bahia enquanto indutora de uma trajetória de desenvolvimento e superação da pobreza rural no Território de Identidade Litoral Sul. Assim, o propósito desse estudo será avaliar o papel desempenhado pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial para a constituição de novas institucionalidades e capacidades institucionais suficientemente fortes para induzir um processo de mudança institucional direcionada à indução do desenvolvimento rural no âmbito da política estadual de Territórios de Identidade. Os procedimentos metodológicos serão conduzidos mediante a utilização de técnicas de coleta e análise de dados tanto quantitativos quanto qualitativos. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados a pesquisa documental e a entrevista. Para tratamento e análise dos dados recorrer-se-á à análise estatística descritiva, à análise de conteúdo e à análise multivariada para dados qualitativos através da Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Os sujeitos da pesquisa serão os 70 membros do Colegiado de Desenvolvimento territorial (CODETER), os quais representam de forma paritária as entidades da sociedade civil e as entidades do poder público. A expectativa com os resultados da pesquisa é obter, ao final, uma avaliação do quanto e como as institucionalidades que emergiram com a política territorial são capazes de induzir um processo de desenvolvimento territorial no Litoral Sul da Bahia em função do posicionamento dos atores sociais que compõem o colegiado territorial quanto à gestão social do território, formulação e direcionamento das estratégias de desenvolvimento e iniciativas voltadas a ampliação da participação social. Espera-se também ter a clareza no reconhecimento de tensões, convergências e existência de grupos de interesses.

Externo à Instituição - CRISTIANE APARECIDA DE CERQUEIRA - UESC-BA
Presidente - 795.464.397-20 - MARIA JOSÉ TEIXEIRA CARNEIRO - UFRRJ