Banca de QUALIFICAÇÃO: CALINE MACÁRIO GUIMARÃES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CALINE MACÁRIO GUIMARÃES FERREIRA
DATA : 10/07/2019
HORA: 09:30
LOCAL: CAMPUS PAULO FREIRE
TÍTULO:

A construção da identidade étnico-racial entre mães negras dos alunos da Escola Amigos da Natureza em Teixeira de Freitas/BA


PALAVRAS-CHAVES:

Gênero. Mães negras. Identidades.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Através desta pesquisa ambicionamos elaborar um estudo de natureza qualitativa sobre como as mães negras da Escola Amigos da Natureza em Teixeira de Freitas elaboram seus pertencimentos de identidades. São sujeitos dessa pesquisa mulheres negras (pretas e pardas), mães de alunos (as) matriculados (as) no 1º Ciclo de Formação Humana da Escola Amigos da Natureza em Teixeira de Freitas.  As questões teórico-metodológicas da pesquisa se baseiam nas formulações do feminismo negro elaboradas nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra e que repercutiram no Brasil a partir de meados dos anos 1970, contexto no qual o sistema educacional brasileiro destinava-se a uma pequena parcela da população e do qual os filhos das mães negras não faziam parte. O elemento discursivo estruturante deste objeto e tema de pesquisa se delineia a partir da tentativa de compreender de que maneira as mães negras dos estudantes da unidade escolar em questão elaboram e enunciam suas identidades a partir da intersecção dos marcadores de gênero, raça e classe. Como as demais cidades brasileiras, Teixeira de Freitas ainda vive dos resquícios históricos da cultura colonial, patriarcal e escravista, uma realidade ainda presente, havendo o registro nas continuidades dessa história no tratamento conferido às mulheres negras. Essas continuidades, lamentável e infelizmente, acabam definindo um contexto das nossas relações sociais, contribuindo para a persistência do racismo, do sexismo e das desigualdades sociais, econômicas e simbólicas presentes também no âmbito educacional. Neste sentido, problematizamos: i) como se operacionalizam a construção do pertencimento identitário étnico-racial entre as mães negras da Escola Municipal Amigos da Natureza e; ii) qual é a tipologia dos ícones e/ou símbolos culturais que as mães acionam em seus processos de identificação e construção de identidades. A pesquisa em andamento utiliza diferentes fontes, desde as bibliográficas até as pictóricas e em diálogo com os arquivos de a


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DHANYANE ALVES CASTRO - IF Baiano
Presidente - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Interno - 3068113 - REBECA VALADAO BUSSINGER
Notícia cadastrada em: 04/07/2019 14:16
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