Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA BRAGA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA BRAGA MAIA
DATA : 24/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CSC
TÍTULO:

PEDAGOGIA DE TERREIRO EXURIANA: Decolonizando Saberes Escolares


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia de Terreiro; Exu; Formação de Professores.

 


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A Pedagogia de Terreiro é uma epistemologia transformadora que pode contribuir para a formação do sujeito. Por que não colocar dentro das escolas os saberes que atravessam tal teoria? Meu estudo-intervenção analisa as práticas e os saberes construídos dentro dos terreiros de candomblé, atreladas à apropriação de valores, condutas, memórias e representações, com vistas a fortalecer identidade singular e étnica, na contramão do fato de que a escola não dialoga com outras formas de ser senão dentro dos padrões normatizados. O tempo atual exige outras epistemologias, abertas, cujos movimentos circulares fecundam, retroalimentam devires na formação de um sujeito cuja identidade é híbrida e transitória. Por isso, compreendemos terreiro para além de certa tradição. Este trabalho-intervenção se apropria de uma Pedagogia de Terreiro, referenciada em Exu, o que evoca críticas ao atual modelo escolar legitimador de uma cultura colonial de intolerância e racismo. Utiliza-se de uma metodologia qualitativa, com análise bibliográfica e análise de relatos de experiências de professores através de um curso de formação continuada: “Pedagogia da Ancestralidade e Terreiro: Práticas antirracistas, decoloniais e a aplicabilidade da Lei 10.639/2003”. Como fruto desse curso, o desenvolvimento de um documentário servirá de material didático para futuras formações de professores no território identitário “Costa do Descobrimento”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 256.328.408-24 - ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES - ON/MCT
Interno - 931.833.565-20 - JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS - UNIT
Externo à Instituição - MARCELO MÁXIMO NIEL - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 06/08/2019 22:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod