Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIRO VIANA DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAIRO VIANA DE CASTRO
DATA : 09/11/2019
LOCAL: CSC

Do rio Jequitinhonha a Beira Mar: Os festejos de São Sebastião em Itagimirim- Bahia uma proposta de ensino de história e das relações étnicos raciais. 1941 - 1998

Reisado, Itagimiriense, Festejos, Foliões

Este artigo descreve alguns dados de uma pesquisa em curso que tem como objetivo evidenciar os saberes e a didática que os foliões realizam os festejos a São Sebastião em Itagimirim - Bahia e, desenvolve no planejamento e execução dos cortejos, destacando a importância dos aprendizados das folias de Reisado para o ensino de história no espaço escolar. Discorro as dificuldades deste estudo em apontar esses saberes invisíveis, bem como desenvolver uma proposta pedagógica com os conhecimentos dos espaços não escolares de ensino/aprendizagem para dentro das salas de aula do ensino fundamental. As diferentes identidades e expressões culturais do Reisado com suas experiências didáticas precisam fazer parte dos currículos escolares, desenvolvendo no alunado o conhecimento e o reconhecimento das suas origens brasileiras. A musicalidade das folias de Reisado também fará parte deste potencial e possibilidade de aproximação aos ensinos escolares, as memórias e saberes foram coletados da oralidade popular. Como sendo objetivado por essa pesquisa filmamos essa pedagogia de transmissão de conhecimento, no momento dos festejos, para criar um material didático para alunos das escolas municipais de Itagimirim, inicialmente para o ensino fundamental e assim levaremos as cores, musicalidade, cantos e danças para dentro das escolas.

Externo à Instituição - CRISTIANE BATISTA DA SILVA SANTOS - UESC-BA
Interno - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS