Banca de DEFESA: ANANDA DA LUZ FERREIRA

DATA : 03/12/2019
LOCAL: CAMPUS PAULO FREIRE

KARINGANA WA KARINGANA: POR ENTRE HISTÓRIAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS

Educação Infantil; pedagogia antirracista; Literatura Infantil afro-brasileira e africana; relações étnico-raciais.

O memorial apresenta a construção do produto educacional Karingana wa Karingana: caderno de práticas pedagógicas na Educação Infantil, em formato de e-book, parte da pesquisa do mestrado profissional Karingana wa Karingana: por entre histórias africanas e afro-brasileiras, do programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – UFSB, Campus Paulo Freire. A pesquisa teve como objetivo principal a promoção de práticas pedagógicas antirracistas na Educação Infantil por meio do trabalho com as literaturas infantis africanas e afro-brasileiras, de forma a ampliar possibilidades de ações com literaturas e a temática étnico-racial. O locus da investigação foi uma escola pública de Educação Infantil localizada no município de Teixeira de Freitas – BA, na qual, além do levantamento de dados acerca do estado do ensino de literatura afro-brasileira e africana, ofertou-se oficinas de formação para as professoras sobre a referida temática. As ações formativas foram estruturadas a partir de entrevistas e questionários previamente realizados e que indicaram as lacunas que as professoras possuíam no que se refere à literatura infantil, à contação de histórias e às relações étnico-raciais. Conseguinte, o grupo docente construiu projetos, os quais foram aplicados em suas salas e integraram as práticas relatadas no caderno-produto. A fundamentação teórica deste trabalho é pautada, principalmente, em Eliane Debus, Cuti, Anete Abramowicz, Azoilda Trindade e em documentos oficiais sobre o tema. O projeto propôs debater as práticas pedagógicas para a diversidade a partir do uso de histórias que trouxessem a temática étnico-racial, pois as literaturas ampliam a visão de mundo da criança leitora e, de forma lúdica, possibilitam a aproximação de diferentes universos. Quando pensamos no âmbito da Educação Infantil, devemos levar em consideração que ela constitui um espaço significativo para a formação identitária das crianças e, nesse sentido, a escola deve proporcionar uma diversidade de experiências para que todas se sintam representadas. Ao refletir sobre a importância da Educação Infantil e as possibilidades que a literatura tem em sensibilizar as crianças para as relações étnico-raciais, o projeto apresentado pretende contribuir para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, a partir do fortalecimento de práticas pedagógicas pautadas nas literaturas infantis.

Presidente - 1148032 - ANDRE DOMINGUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - IVANA TEIXEIRA FIGUEIREDO GUND - UNEB