Banca de QUALIFICAÇÃO: AELSIO PEREIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AELSIO PEREIRA DE ALMEIDA
DATA : 02/04/2020
LOCAL: CPF-SEDE

ETNOMATEMÁTICA E CIBERCULTURA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA INDÍGENA PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE DA ALDEIA RENASCER

Etnomatemática; Cibercultura; Pataxó Hã Hã Hãe; Aldeia Renascer; Educação Escolar Indígena.

O projeto se insere nas práticas etnomatemáticas desenvolvidas pelo Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe da Aldeia Renascer, município de Alcobaça-BA, bem como na análise destas práticas em vivências na cibercultura pela comunidade. A proposta se insere nas atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. O mesmo tem como objetivo geral: Investigar as práticas educativas etnomatemáticas e aspectos da Cibercultura na Escola Indígena Pataxó Hã-hã-hãe da aldeia Renascer em Alcobaça/Bahia; e como objetivos específicos: a) Identificar as práticas culturais cotidianas que envolvem a etnomatemática da/na Aldeia Renascer; b) Catalogar, junto com os (as) docentes, discentes e comunidade indígena, os elementos etnomatemáticos compreendidos nos mais diversos processos, envolvendo o modo de vida, cultura, plantações e relação com o meio ambiente; c) Analisar os materiais didático-matemáticos produzidos pelos (as) docentes e aqueles disponibilizados pelo poder público; d) Elaborar e produzir a partir da etnomatemática utilizada na Aldeia, um recurso paradidático em formato de jogo educativo. A pesquisa fará uso da pesquisa-ação, utilizando-se de visitas, encontros com docentes, discentes e outras lideranças da aldeia Renascer, afim de melhor entender a história e a cultura desse povo; elaboração de proposições de letramento etnomatemático com a utilização de recursos tecnológicos; e oficinas de inclusão digital, como ações da pesquisa-ação, e consequentemente como resultado, a elaboração de um material paradidático digital de numeramento bilingue e de difusão da cultura, em diálogo com a Lei 11.645/2008.

Externo ao Programa - 2253651 - ANDRE DE ALMEIDA REGO
Externo à Instituição - Luzineide Miranda Borges - UESC