Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA
DATA : 31/07/2020
LOCAL: webconf

PROFESSORAS NEGRAS: COMPROMISSO COM PRÁTICAS ANTIRRACISTAS E ANTISSEXISTAS (!?)

Professora Negra; Sexismo; Racismo na Escola; Maioria Minorizada

O presente estudo tem como objetivo central compreender se a condição de professora negra determina o comportamento antirracista e antissexista dessa docente; analisa, também, de que modo as problemáticas relacionadas ao racismo e ao sexismo estão sendo conduzidas (ou não) na sala de aula. Para tal, investiga duas das maiores escolas de Ensino Fundamental do município de Porto Seguro - Bahia, localizadas no bairro Frei Calixto, popularmente denominado Baianão. A relação investigativa entre docência e escola nos deu a dimensão de como o debate sobre as questões étnico-raciais está presente na ação docente. O trabalho foi realizado com base no método qualitativo, através de entrevistas, por meio de questionário semiestruturado. As análises estão ancoradas epistemologicamente sob a ótica dos Estudos Culturais, por sua perspectiva sensível às causas dos grupos marginalizados historicamente e por expandir as possibilidades de compreensão das especificidades das lutas travadas no contexto da América Latina. Também estão ancoradas na perspectiva da decolonialidade, enquanto caminho para problematizar de forma sistemática os reflexos do colonialismo que utiliza raça como mecanismo de dominação. A partir do conceito de Maioria Minorizada, tivemos condição de visualizar as implicações sociais de raça e racismo na disseminação das desigualdades sociais no Brasil. Ao entrevistar as professoras, percebemos que há um trabalho sobre as relações étnico-raciais e de gênero sendo realizado. Visando construir possibilidades de enfrentamento do racismo na sala de aula, nosso produto final é um pequeno guia de práticas antirracistas.

Presidente - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS