Banca de DEFESA: ALANA ASSUNCAO DAMASCENO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALANA ASSUNCAO DAMASCENO DE SOUZA
DATA : 09/09/2020
LOCAL: METAPRESENCIAL

A Política de Assistência Estudantil e a permanência de estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas no IF Baiano de Teixeira de Freitas: aspectos materiais e simbólicos

Cotas. Políticas de ações afirmativas. Assistência Estudantil. Acesso. Permanência.

As cotas na educação representam um marco no que concerne à adoção de Políticas de Ações Afirmativas no Brasil, vindo a ampliar as possibilidades de acesso de estudante negros e pobres nas instituições federais de ensino. Nesse contexto, considerando que as Políticas de Ações Afirmativas não se encerram no acesso, ações voltadas à permanência foram implementadas nesses espaços, sendo a mais representativa a Assistência Estudantil. Desse modo, problematizamos se, na perspectiva dos estudantes, a Política de Assistência Estudantil contribui para a permanência no campus Teixeira de Freitas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, localizado na cidade baiana homônima.  Importa evidenciar que a ideia de permanência adotada neste estudo tem como parâmetro duas perspectivas distintas, mas complementares: i) a permanência material, ligada às condições objetivas de sobrevivência, ii) e a permanência simbólica, atrelada a uma dimensão subjetiva de integração a esses espaços. Os sujeitos participantes da pesquisa são os estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio que ingressaram na instituição por meio do sistema de cotas, os quais expuseram suas opiniões sobre o sistema de reserva de vagas nessas instituições, e sobre questões fundamentais para a permanência, tais como adaptação à instituição e acesso à Assistência Estudantil. A metodologia do estudo foi predominantemente qualitativa e, para coleta dos dados, foram respondidos questionários semiestruturados. Após análise destes, foi ratificada a ideia de que a ampliação do acesso é insuficiente sem ações concretas voltadas para a permanência e o êxito. Nesse sentido, o IF Baiano tem implementado políticas voltadas a esse fim, contudo, no que concerne à Política de Assistência Estudantil, embora esta tenha sido ampliada com o advento das cotas, não são estabelecidas ações e/ou programas que atentem às especificidades das questões étnico-raciais. Desse modo, essa política é, em alguns momentos, universalizante e, em outros, focalizadora, tendo como parâmetro critérios de renda, somente. Nesse sentido, a Assistência Estudantil no campus Teixeira de Freitas é considerada como uma política que contribui para a permanência na instituição, mas as suas ações ainda têm sido evidenciadas primordialmente no campo da permanência material, precisando avançar no que concerne à permanência simbólica, nesse espaço.

Externo à Instituição - CLÉA MARIA DA SILVA FERREIRA - PUC - RJ
Presidente - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO