Banca de QUALIFICAÇÃO: MAICON RODRIGUES DOS SANTOS

DATA : 05/02/2021
LOCAL: CPF-SEDE

ÃGAYPĨHĨ ŨG KUÃ: TROCAR E CONHECER: INTERCÂMBIO ESTUDANTIL INTERCULTURAL

intercâmbio; intercultural; temática indígena; Pataxó; escolas não indígenas

Apresentação do desenvolvimento do processo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia que tem como foco o ÃGAYPĨHĨ ŨG KUÃ: TROCAR E CONHECER - INTERCÂMBIO ESTUDANTIL INTERCULTURAL, de modo a construirmos um site cuja finalidade será divulgar os resultados destes intercâmbios. Dados quantitativos e intervenções interculturais também irão compor esse site. Neste, ainda serão publicados: fotos, vídeos, livros sobre a temática indígena, agendamentos e cadastramento para novos intercâmbios em outras localidades. Fundamentamo-nos princípios da Temática Indígena na Escola, de Maria Aparecida Bergamaschi; nas Histórias e culturas indígenas na Educação Básica de Giovanni José Silva; com a Formação de professores na temática indígena de Luiza Tombini Wittmann; com o tema Reconhecer para libertar de Boaventura de Souza Santos; com o tema Livros Didáticos e Fontes de Informações sobre as Sociedades Indígenas o Brasil de Luiz Donizete Benzi Grupioni, dentre outros autores. No caminho metodológico dialogamos 1) Quebra de Preconceitos, de Célia Collet; 2) Inventário Cultural Pataxó do Instituto Tribos Jovens e, 3) Pataxó de Prado do Instituto THYDEWÁ. A partir de todos estes diálogos, será criado então, um site chamado de ÃGAYPĨHĨ ŨG KUÃ: TROCAR E CONHECER – INTERCÂMBIO ESTUDANTIL INTERCULTURAL, responsável pela divulgação das intervenções dos intercâmbios. O site terá construção contínua, pois, a cada intercâmbio feito, relatos de pessoas envolvidas com a interculturalidade e livros sobre a temática indígena, o mesmo, será atualizado para servir de subsídio para escolas não indígenas que queiram conhecer os indígenas com mais precisão, ou, até mesmo, agendar intercâmbios em sua escola.

Presidente - 2253651 - ANDRE DE ALMEIDA REGO
Externa à Instituição - HELANIA THOMAZINE PORTO - UNEB