Banca de QUALIFICAÇÃO: VALTIANGELI RODRIGUES DA SILVA MOITINHO

DISCENTE : VALTIANGELI RODRIGUES DA SILVA MOITINHO
DATA : 10/02/2021
LOCAL: Sala virtual com link de transmissão (a inserir)

O ensino da matemática numa perspectiva decolonial: uma reflexão-ação sobre as estruturas colonizadoras e suas alternativas e possibilidades.

Educação. Prática docente. Ensino de matemática. Decolonialidade.

Nesta pesquisa, me proponho a refletir sobre a prática de ensino de matemática numa perspectiva decolonial, visando identificar estruturas características do processo colonizador, e a partir da crítica dessas, oportunizar e reconhecer as múltiplas expressões de identidades e saberes que possibilitem uma ruptura da colonialidade a que alunos e professores são cotidianamente submetidos. Com o suporte de referenciais teóricos sobre a temática, dando ênfase àqueles/as com perspectiva decolonial, mobilizo os conceitos de colonialismo, colonialidade e decolonialidade, segundo Candau (2010), Pinheiro (2018), Mignolo (2005), Quijano (2009), dentre outros/as. Para abordar as relações de poder e a satisfação do educando no espaço escolar, caminho com o pensamento de Freire (1987; 2017) e Snyders (1988), que destacam a valorização do conhecimento e do saber que cada educando trás consigo, visto que esses saberes não podem ser desconsiderados no processo de construção de conhecimento, mesmo no ensino de matemática, pois esse conhecimento precisa ser agregado para que os estudantes se sintam contemplados e estimulados a novas experiências e aprendizados. Para tanto, além desse aporte teórico-epistemológico, utilizo minha experiência e trajetória autobiográfica enquanto professora/aluna como método de pesquisa, que se caracteriza em uma pesquisa explicativa, viabilizada pela pesquisa bibliográfica e a pesquisa Ex post fact. Como proposta e contribuição científica, minha intenção é de provocar, em educadores e educadoras – especialmente nos que ensinam a matemática – uma reflexão sobre as bases de sua formação profissional, num exercício de olhar para si, identificar aspectos da colonialidade em sua prática docente e, sobretudo, como, a partir de novas metodologias decoloniais, contribuir efetivamente para o desenvolvimento integral dos seus alunos.

Externo à Instituição - EMERSON FERREIRA GOMES - IFSP
Interno - 256.328.408-24 - ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES - ON/MCT