Banca de DEFESA: ÍCARO BERBERT MACÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÍCARO BERBERT MACÊDO
DATA : 07/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO:

BARROS, MUROS E FISSURAS: PAISAGENSDIFERENÇAS DE GÊNERO, SEXUALIDADES E RAÇA COMO POTÊNCIAS NO ENFRENTAMENTO AO BULLYING ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Bullying. Paisagens-diferenças. Potências.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

O bullying escolar é uma realidade que urge ser vista, revista e desdobrada em seus
modos de acontecer. Logo, com este trabalho, objetivamos fomentar a implementação de
processos didático-pedagógicos e relacionais que valorizem as paisagens-diferenças de
gênero, sexualidades e raça como potências, indispensáveis ao enfrentamento de
dinâmicas de preconceito e discriminação no espaço escolar. À luz de uma metodologia
ressignificada, referimo-nos a uma pesquisa-intervenção, com entrevistas
semiestruturadas realizadas com professoras e professores do Ensino Fundamental –
Anos Finais, atuantes no município de Floresta Azul, localizado na região Sul da Bahia.
Na direção de cumprir o objetivo, sustentamos a relevância da promoção de espaços de
formação e diálogo acerca do
bullying e outras expressões de violência na escola e sua
relação com as diferenças que constituem a trajetória de vida e estudantil das pessoas. Os
resultados obtidos a partir das narrativas colaborou para a compreensão da noção de
diferença como eixo presente nas concepções das/os professoras/es, dando brecha para
pensá-la considerando a lógica da homogeneização. Assim, esboçamos a diferença como
elemento favorável a problematizações, dentre as quais a principal é concebê-la, para
além de provocadora das práticas de
bullying, como potência, que habita o território
escolar, tensionando as relações e as pedagogias que ali se materializam. Entre diferenças
e semelhanças, também apresentamos noções importantes sobre o entrecruzamento de
experiências testemunhadas, protagonizadas pelas/os participantes, criando uma
perspectiva de entendimento de que processos de discriminação e preconceito são

estruturais – convocando a todas/os a engajar-se na invenção de outros possíveis no
contexto escolar, este que é espaço de habitantes da diferença, sujeitas/os híbridas/os. Por
fim, com todo o conjunto de formulações teóricas desenvolvidas, contribuímos com um
Dispositivo, fundamental para cumprimento do propósito assumido.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEONARDO LEMOS DE SOUZA - UNESP
Externo ao Programa - 025.437.049-73 - CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA - UFBA
Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Presidente - 1147950 - RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 06/05/2021 21:11
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