Banca de DEFESA: SARA ALVES DA LUZ LEMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA ALVES DA LUZ LEMOS
DATA : 10/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual webconferência
TÍTULO:

A Formação Continuada dos Educadores nas Comunidades Quilombolas Baianas: Um desafio, uma esperança.


PALAVRAS-CHAVES:

Quilombos, Educação, Ensino, Formação, Educadores.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

A presente pesquisa apresenta como principal objetivo investigar a formação continuada
dos educadores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental na comunidade
quilombola da Sede do município de Maraú – Bahia, contemplando especificamente duas
escolas municipais sendo: Escola Municipal Altanira Mauro Ribeiro e o Colégio Municipal
Doutor Antenor Lemos. O objeto de estudo será a formação continuada de educadores
sobre a temática: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola
na Educação Básica, na forma da Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, tal qual
acontece nas escolas, dirigida para as seguintes questões: Como se tem efetivado a
formação continuada dos educadores pertencentes aos anos iniciais e finais do Ensino
Fundamental da Comunidade Quilombola da Sede do Município de Maraú? O que propor
como intervenção pedagógica sobre a Educação Escolar Quilombola para esta
comunidade? Esta investigação adotou a metodologia bibliográfica, descritiva e reflexiva
enfatizando a pesquisa qualitativa, com os seguintes procedimentos: Consulta aprofundada
da literatura acadêmica; investigações quanto aos documentos da Secretaria Municipal de

Educação e das Unidades Escolares analisando suas contribuições; descrição das
características educacionais das duas escolas investigadas (através dos seus Projetos
Político-Pedagógicos) e quanto à Secretaria Municipal de Educação (através da Proposta
Pedagógica do Município); realização de uma reflexão quanto aos posicionamentos em
comparação com a literatura acadêmica. A forma de abordagem sobre essa metodologia é
discutir as informações que serão devolvidas como contribuição para aquele ambiente,
procurando inserir historicamente, em termos ideológicos e estéticos, os fatores
responsáveis pelo surgimento da afirmação da identidade negra, bem como a educação
quilombola e a formação continuada dos educadores. A partir da discussão dos dados
empíricos apontou-se para o seguinte resultado: apesar das iniciativas da Secretaria
Municipal de Educação em ofertar a formação continuada em parceria com o governo
federal e estadual, ainda não é uma política pública implementada no município. Quando a
questão se volta à Educação Quilombola, ainda fica mais evidente a ausência da oferta
dessa formação às comunidades remanescentes de quilombo; não acontecendo de forma
sistemática e intencional por ficarem à revelia das situações cotidianas das escolas. Quanto
aos Projetos Político-Pedagógicos das escolas, estes demostraram que não havia ênfase
ao tratar da temática Educação Escolar Quilombola nos referidos documentos


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RUTE ANDRADE CASTRO - UNEB
Presidente - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO
Interna - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Notícia cadastrada em: 31/08/2021 10:11
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