Banca de DEFESA: JEREMIAS SANTOS MACEDO

DISCENTE : JEREMIAS SANTOS MACEDO
DATA : 05/11/2021
LOCAL: Campus UFSB Sosigenes Costa

Pedagogia Insurgente: um olhar para a educação antirracista nas séries iníciais

Séries iniciais. Antirracista. Relações étnico-raciais. Projeto pedagógico.

Diante do atual cenário político brasileiro tem surgido inúmeras interrogações quanto ao futuro da educação e promoção da igualdade racial. Portanto, o presente trabalho é uma discussão crítica e epistemológica sobre o ensino das relações étnico-raciais e sua contribuição para o desenvolvimento de um processo escolar que respeite as diferenças e valorize a diversidade cultural. Sendo assim, o objetivo é compreender como o Projeto Político Pedagógico pode contribuir com uma prática educacional decolonial e antirracista no ensino das séries iniciais tendo como espelho o Colégio Municipal Professor Álvaro Henrique Santos. A proposta metodológica desenvolvida nessa investigação foi uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com o objetivo descritivo a ser desenvolvida por meios de dois segmentos procedimentais tanto para a aquisição das informações quanto para a coleta de dados, a pesquisa Bibliográfica e a Análise documental. Para melhor entendimento o trabalho foi subdividido em três capítulos. O primeiro buscou contemplar a educação étnico-racial, como um desafio educacional brasileiro, articulando o projeto pedagógico como um importante e necessário instrumento político – educacional. O segundo procurou demonstrar as diretrizes educacionais e as ações afirmativas de promoção da igualdade racial como uma forma de antirracismo e decolonialidade no campo educacional. O terceiro e ultimo apresentou a importância do projeto pedagógico para a elaboração da proposta didática escolar, como também para orientação dos planos de trabalho nas séries iniciais. Como resultado esse trabalho, propõe-se a elaboração de uma sequência didática voltada para o trato com as questões étnica-raciais, sendo importante para a orientação dos professores e professoras de séries iniciais que trabalham com os 4º e 5º anos do ensino fundamental. Espera-se que essa investigação possa trazer para a escola pesquisada novas contribuições pedagógicas, subsidiando o fazer docente em sala de aula, como também desenvolver alternativas para debate decolonial com os docentes e discentes em prol de uma educação antirracista.

Presidente - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS
Interna - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS