Banca de DEFESA: SHEILA RODRIGUES CARDOZO CARACAS

DATA : 14/12/2021
LOCAL: CAMPUS JORGE AMADO

SENTIDOS DA PERMANÊNCIA:

A Produção de Espaços de Escrita para Estudantes Assistidos pelos Programas de Permanência do Campus Anísio Teixeira da UFBA

Palavras-chave: Universidade; Assistência Estudantil; Permanência Qualificada.

Este trabalho surgiu com a finalidade de criar estratégias de permanência estudantil qualificada na educação superior e foi aplicado no Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira (IMS-CAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Quanto ao objetivo geral, pretendeu-se: oportunizar um espaço no ambiente universitário que possibilite uma permanência estudantil qualificada e que valorize os diversos saberes existentes através do estímulo à produção do conhecimento dos estudantes assistidos pela Coordenação de ações afirmativas e assistência estudantil (COAE). E quanto aos objetivos específicos, buscou-se: a) Incentivar a produção acadêmica dos discentes assistidos pela assistência estudantil da UFBA/Conquista; b) Estimular novas formas de produção conhecimento no IMS-CAT, tornando visível a diversidade e pluralidade existente no campus;  c) Propiciar um espaço que garanta lugar de fala e/ou lócus de enunciação aos estudantes assistidos pela COAE, para que possam se expressar e participar ativamente das questões que afetam a universidade e/ou a sociedade. Assim, para a consecução desses objetivos, foi realizada uma pesquisa-ação que culminou na criação do Web Jornal COAE. Esse jornal publicou exclusivamente textos dos discentes assistidos pela COAE, dentre os quais encontram-se estudantes oriundo das “minorias” sociais e que são socialmente marcados por questões de raça, classe, etnia, gênero, entre outros. Quanto ao conteúdo do jornal, os textos versaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para permanecerem na universidade através da utilização do ensino remoto durante a Pandemia de Covid-19. O jornal foi um instrumento que potencializou a produção acadêmica dos estudantes, evidenciou as “vozes das minorias” e estimulou a participação ativa desses discentes na universidade.

Palavras-chave: Universidade; Assistência Estudantil; Permanência Qualificada.

Interna - 1632990 - MILENA CLAUDIA MAGALHAES SANTOS GUIDIO
Externo ao Programa - 1420399 - SANDRO AUGUSTO SILVA FERREIRA