Banca de DEFESA: GICELIA MENEZES DE MATOS SANTOS

DISCENTE : GICELIA MENEZES DE MATOS SANTOS
DATA : 16/02/2022
LOCAL: Sala virtual em decorrência da Covid 19

CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TUPINAMBÁ DO ABAETÉ (EEITAB) EM OLIVENÇA (ILHÉUS/BAHIA)

Educação Escolar Indígena, Tupinambá, Demarcação, Saberes Originários, Resistência, Re)existência

Esta dissertação busca contribuir para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Indígena Tupinambá do Abaeté (EEITAB) em Olivença (Ilhéus/Bahia). Essa escola onde sou uma das educadoras é uma das quatro unidades escolares indígenas existentes no Território Tupinambá. Assim, nesta dissertação encontra-se o modo como venho contribuindo para a construção do PPP da Escola Indígena do Abaeté. Parte-se do princípio que a educação escolar indígena é fundamental para o processo de autorreconhecimento étnico, identitário e espacial do Povo Tupinambá. Assim, o presente trabalho procurar refletir como a EEITAB tem elaborado seu PPP possuindo como bases a educação diferenciada, bilíngue, intercultural e específica para o Povo Tupinambá. Uma educação escolar indígena garantida pela legislação federal e estadual que também assinala o direito dessas escolas possuírem autonomia na construção de seus PPPs. Para isto busca-se aqui assinalar a valorização dos saberes, oralidade e história da comunidade em diálogo como os conhecimentos não indígenas. Procura-se ainda construir um calendário específico que respeite os ciclos dos  rituais, período de plantio e os movimentos de lutas da comunidade que luta pela oficialização da demarcação do território. Outra intenção deste trabalho é demonstrar a importância de incluir no PPP a presença das sabedorias das anciãs/anciões e todas as pessoas que a comunidade assinale como portadora de saberes originários. Narra-se aqui ainda as dificuldades na estruturação da educação escolar indígena na EEITAB por se localizar numa das áreas rurais mais distantes até mesmo do centro de Olivença. Por fim, vale salientar que aquele espaço escolar como as demais unidades educacionais Tupinambá fortalecem a fundamentação jurídica e administrativa para homologação da Demarcação Territorial a partir do Relatório Circunstanciado de Delimitação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença realizado pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em 20 de abril de 2009.

Presidente - 066.250.508-57 - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Interno - 1147950 - RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARAES