Banca de DEFESA: APOENA DANDARA SILVA SANTOS

DISCENTE : APOENA DANDARA SILVA SANTOS
DATA : 22/03/2022
LOCAL: CAMPUS CJA- de modo Remoto

Mulheres Negras em reclusão: histórias de si, ensino e a descolonização do

Currículo escolar no Conjunto Penal de Itabuna- Ba.

Mulheres negras , Apenadas, Ensino, Currículo escolar, Educação.

Esta pesquisa tem por objetivo de discutir de que maneira as histórias das alunas apenadas do Conjunto Penal de Itabuna Bahia (CPI), se entrelação com o ensino e a descolonização do currículo escolar dentro do sistemal, apresentando estudo feito a partir de metodologia descritiva ao qual a pesquisadora descreve o modo como se constitui a experiência educativa, para as mulheres negras apenadas, no CPI. Se propões, nesta pesquisa, compreender e identificar as possibilidades e dificuldades voltadas à educação de mulheres privadas de liberdade, e dessa maneira, contribuir com o sistema de ensino e o sistema prisional, no sentido de apontar possibilidades de existência de se construir um currículo escolar onde as alunas possam se sentir como parte do processo e enxergarem suas histórias nas práticas de ensino.O material de análise baseou-se em registros feitos em diário de bordo, como também em respostas das entrevistas realizadas com as apenadas, e professores do presído. Conclui-se, pela experiência estudada, que a descolonização do currículo escolar para o ensino das mulheres negras apenadas, apresenta  de mulheres em contribuições significativas e ao mesmo para a humanização do espaço e serviços prestados pelo Conjunto Penal.

Interna - 1580518 - MARIA DO CARMO REBOUCAS DA CRUZ FERREIRA DOS SANTOS
Interna - 1965316 - CELIA REGINA DA SILVA