Banca de DEFESA: MOEMA DE SOUZA BÁFICA

DISCENTE : MOEMA DE SOUZA BÁFICA
DATA : 21/03/2022
LOCAL: CAMPUS CJA- de modo Remoto

SILÊNCIOS, SILENCIAMENTOS, VOZES: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO.

Violência Doméstica. Literatura de Cordel. Patriarcado. Educação.

Abordar a temática da violência doméstica nos planos de aula é uma tarefa de difícil execução. Somos uma sociedade assentada em um modelo patriarcal e essas questões estruturais têm nos educado de forma que privilegia ações machistas e sexistas, que têm elevado as taxas de agressões e feminicídio de forma alarmante. Assim, esse trabalho apresenta um debate sobre as múltiplas formas de violência e as dificuldades enfrentadas pelos professores na abordagem desse tema. Para tanto, uma sequência didática que utilizou a Literatura de Cordel como suporte foi desenvolvida e trabalhada em duas turmas de oitavo ano em uma escola no município de Canavieiras – BA. As produções foram apresentadas e debatidas por outros docentes, que evidenciaram a necessidade de uma formação sobre Violência Doméstica. Portanto, a partir das discussões entre os docentes e do relato da experiência da docente, uma revista informativa foi elaborada para conceituar as múltiplas facetas da violência doméstica e auxiliar na construção dos planos de aulas dos professores da Educação Básica do município.

Presidente - 1965316 - CELIA REGINA DA SILVA
Interno - 31330 - MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR