Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO DIAS DOS SANTOS

DATA : 26/08/2022
LOCAL: CPF - Virtual

AGENDAS NEOLIBERAIS E NEOCONSERVADORAS NO CURRÍCULO CAPIXABA –

um estudo em gêneros e sexualidades no colégio Manoel Duarte da Cunha entre os anos 2007 e 2021

Governamentalidade. Gênero. Sexualidade. Currículo Capixaba.

A presente proposta se insere nas atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e nos diálogos com o grupo de pesquisa “Currículo, Diferença e Formação de Professores” do CNPq. O trabalho versa sobre as novas formas de “governança em rede” na gestão pública educacional, que têm consolidado uma política neoliberal de privatização no Espírito Santo, com base numa agenda que tem na educação os alicerces para o sucesso do projeto de modernização conservadora. Essa nova arquitetura do Estado capixaba tem inviabilizado não somente a constituição de um Estado social e todo um circuito de políticas progressistas, mas permitido que um conjunto de tecnologias de governamentabilidade neoliberal se entranhe no território da educação Espiritossantense, produzindo uma cultura de empreendedorização, inclusive, instituindo processos e políticas de subjetivação que vêm transformando sujeitos de direitos em indivíduos-microempresas. Aliado ao discurso de responsabilização (accountability) dos educandos e suas famílias pelos investimentos em seu capital humano, ocorrem tentativas de hegemonização em estruturas que reproduzem as desigualdades, tais como a cisheteronormatividade. O mesmo tem como objetivo geral: Analisar as redes políticas neoliberais e neoconservadoras do currículo capixaba no que se referem às questões de gêneros e sexualidades a partir do Colégio Manoel Duarte da Cunha; e como objetivos específicos: a) Identificar as articulações em torno do sistema educacional capixaba quanto às tentativas de hegemonização de um modelo curricular; b) Refletir sobre as tentativas de implantação de uma certa modernização curricular nos processos de subjetivação da comunidade escolar do Colégio Manoel Duarte da Cunha; e c) Investigar como as questões de gêneros e sexualidades tem comparecido no currículo capixaba. A pesquisa fará uso da metodologia qualitativa, utilizando a etnografia, a conversa como metodologia de pesquisa, bem como as contribuições epistemometodológicas do Ciclo e Redes de Políticas do Ball (2004, 2014).

Presidente - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Interna - 3068113 - REBECA VALADAO BUSSINGER