Banca de QUALIFICAÇÃO: APARECIDA DIAS TERRAS GOMES

DISCENTE : APARECIDA DIAS TERRAS GOMES
DATA : 07/11/2022
LOCAL: Universidade Federal do Sul da Bahia

LITERATURA DE AUTORIA DE MULHERES NEGRAS EM SALA DE AULA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR EM PEDRO CANÁRIO - ES

Literatura negra; Identidades; Cânone literário; Currículo; Tertúlia literária.

O presente projeto formula a proposta de análise de uma experiência pedagógica com literatura de autoria de mulheres negras – Conceição Evaristo de Paulina Chiziane -, que se realizará no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Duarte da Cunha, em Pedro Canário-ES, com estudantes de 1ª série do Ensino Médio. Stuart Hall (2006) aponta a importância que a cultura/literatura pode exercer na formação das identidades. Por meio dela, também, o professor se instrumentaliza de múltiplos discursos e formas de tratar sobre o tema da diversidade. A partir da metodologia de tertúlias literárias, pretende-se abordar, durante a execução da pesquisa, temas como literatura negra, cânone literário, identidades, currículo e a Lei 11.645/2008, a fim de promover reflexões antirracistas em sala de aula, que possibilitem aos jovens envolvidos uma reflexão mais detida sobre suas próprias construções identitária. Por fim, articularei as categorias teóricas citadas, enxergando nelas o melhor diálogo em defesa da literatura como componente que pode gerar equilíbrio social, além de denunciar a desigualdade de gênero, de raça e de classe social.

Presidente - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO
Interna - 317.791.628-47 - FABIANA CARNEIRO DA SILVA - UFPB