Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTH VIEIRA COSTA DA SILVA

DISCENTE : RUTH VIEIRA COSTA DA SILVA
DATA : 14/11/2022
LOCAL: Webconffer

CIGANOS, CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL NOVO PRADO, ITAMARAJU-BA

Currículo; Ciganos; Relações Étnico-Raciais; Itamaraju-BA.

O presente material de qualificação faz parte do projeto de pesquisa de mestrado Ciganos, currículo e relações étnico-raciais: um estudo de caso na Escola Municipal Novo Prado, Itamaraju-Ba”, orientado pelo professor Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico- Raciais – PPGER, IHAC – UFSB, Campus Paulo Freire. O texto está organizado para a seguindo o trajeto de escrita: primeiro apresento o memorial intitulado “Leitura e narrativas de si: Vazios do dizer”, onde rememoro acontecimentos da infância, vivências familiares e religiosas, além do meu caminhar por etapas da trajetória escolar e profissional até a entrada no curso de mestrado; na segunda parte, apresento o projeto “Ciganos, Currículo e Relações Étnico-Raciais: um estudo de caso na Escola Municipal Novo Prado, Itamaraju-BA”, fruto das reflexões que fiz durante os primeiros anos que atuei como professora da Educação Infantil, Fundamental II e durante meu trabalho com o Ensino Médio. Os textos têm a finalidade de inscrever a pesquisa no primeiro exame de qualificação no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER.

Interna - 3068113 - REBECA VALADAO BUSSINGER
Interno - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA