Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS AGUIAR BEZERRA

DISCENTE : LUCAS AGUIAR BEZERRA
DATA : 09/12/2022
LOCAL: PPGER

MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL AFRO-BRASILEIRA DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Afro-brasileiro; Memória e Cultura no Extremo Sul; Ensino de relações ético raciais

A proposta deste trabalho é uma inquietação que me aflige como profissional da informação e como pessoa negra. A invisibilidade da memória e da cultura dos povos afro-brasileiro e indígena na história oficial do Brasil contada na escola e reproduzida pelos livros didáticos, jornais, revistas e pela grande mídia. Do meu lugar de fala de pessoa afro-brasileira, identifico que numa sociedade marcada por episódios de racismo, feminicídio, homofobia e intolerâncias de toda espécie é essencial que tenhamos mecanismos que contribuam para superação das barbáries que estão acontecendo no nosso cotidiano. Não podemos naturalizar o olhar diante de tantas injustiças. Nessa perspectiva, disponibilizar informações que permitam a comunidade conhecer, aprender e ampliar seus conhecimentos a cerca da cultura afro-brasileira e indígena do Extremo Sul da Bahia é oportunizar o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva que permita a interferência e o agir diante dos problemas locais.  Diante do exposto, como bibliotecário e coordenador de uma biblioteca universitária pública percebo e preocupo-me com a carência de acervos eletrônicos que viabilizem e propagem os saberes produzidos sobre a população afro-brasileira e indígena do Extremo Sul da Bahia, a partir da análise da produção do PPGER, desde a sua implantação em 2017 a 2022. Acredito que a construção de uma biblioteca virtual pode ser enriquecedora para toda população da região.

Externo à Instituição - IVO FERNANDES GOMES - UNEB
Presidente - 362.976.075-91 - LÚCIA DE FÁTIMA OLIVEIRA DE JESUS - UNEB