Banca de DEFESA: ROSILENE SOUZA DE JESUS

DISCENTE : ROSILENE SOUZA DE JESUS
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Online

COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA TUPINAMBÁ ACUÍPE DE BAIXO (CEITAB):

Memórias Ancestrais e seus Saberes na Educação Escolar Indígena e na Luta Pela Demarcação em Olivença (Ilhéus/BA)

Tupinambá, Educação Escola Indígena, Memória, (Re)Existência, Acuípe, Olivença

Este texto de qualificação apresenta duas partes incompletas da minha dissertação de mestrado: Apresentação: uma Dissertação que flui nos Ygarapés que banham meu Povo; e I – Memórias de Vivências: Memorial Descritivo como Fruto (“Produto”) Educacional. Digo partes incompletas porque acrescentarei novos tópicos e ponderações que já estão sendo realizadas nos diálogos como o orientador deste estudo. Aqui também enuncio o formato final da dissertação com seus capítulos e os percursos que já estamos seguindo para a conclusão do trabalho final. Destaco que no próprio texto as vezes apresento observações (OBS) indicando o que será apresentado. O presente estudo procura ponderar sobre a importância das memórias e saberes ancestrais da Terra Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/BA) na construção do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Acuípe de Baixo (CEITAB). Da mesma forma, o trabalho em sua totalidade busca relacionar o quanto a criação de nosso Colégio e da Educação Escolar Indígena Tupinambá fortalece a Luta pela Demarcação da Terra Indígena de Olivença, bem como o reconhecimento dos órgãos públicos de nossas existências como indígenas. Para isto considerado entrevistas que já foram realizadas e outras fontes na busca dessas memórias no sentido de construir materiais didáticos pedagógicos.

Presidente - ***.250.508-** - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Interno - 31330 - MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR