Banca de QUALIFICAÇÃO: APARECIDA DIAS TERRAS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : APARECIDA DIAS TERRAS GOMES
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Universidade Federal do Sul da Bahia

Literatura de autoria de mulheres negras em sala de aula: relatos de uma experiência escolar em Pedro Canário-ES

Literatura de mulheres negras; Identidades juvenis; Cânone literário; Lei 11.645/2008.

A pesquisa analisa uma experiência pedagógica envolvendo obras literárias de autoras negras - Conceição Evaristo e Paulina Chiziane -, desenvolvida no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Duarte da Cunha, em Pedro Canário-ES. Tal experiência abrange estudantes matriculados no primeiro ano do ensino médio. O trabalho fundamenta-se em um arcabouço teórico predominantemente de intelectuais negras: Cida Bento (2022), Djamila Ribeiro (2017), Beatriz Nascimento (2021), bell hooks (2017, 2020), Grada Kilomba (2019), Lélia Gonzales (2020), dentre outras. Stuart Hall (2006) aponta a importância que a cultura/literatura pode exercer na formação das identidades. Nesse enfoque, o docente se instrumentaliza com um repertório diversificado de discursos e abordagens para explorar a temática da diversidade. Adotando a metodologia de tertúlias literárias, que contemplam tópicos como a literatura afro-brasileira, a literatura como um território contestado, o cânone literário, as identidades e a implementação da Lei 11.645/2008, busca-se fomentar discussões antirracistas no ambiente de ensino. O intuito é incitar nos jovens envolvidos uma análise aprofundada das construções identitárias que permeiam suas realidades. Assim, procederei com a articulação das categorias teóricas anteriormente mencionadas, vislumbrando um diálogo para a promoção da literatura como um elemento capaz de problematizar os desequilíbrios sociais, sobretudo as disparidades de gênero, raça e classe.

Presidente - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO
Interna - ***.791.628-** - FABIANA CARNEIRO DA SILVA - UFPB