Banca de DEFESA: CLEMENCIA MARIA DE JESUS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEMENCIA MARIA DE JESUS SILVA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Campus Jorge Amado/ https://conferenciaweb.rnp.br/sala/milena-claudia-magalhaes-dos-santos-guidio

LITERATURA FEMININA AFRO-BRASILEIRA: ESCREVIVÊNCIAS E MOBILIZAÇÃO DE IDENTIDADES ATRAVÉS DE ATIVIDADES LITERÁRIAS NO COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS-CEMAS, EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA

Literatura Feminina Afro-brasileira; questões de identidade; empoderamento da mulher negra.

Esta dissertação debate conceitos de literatura e questões de identidade, racismo, sexismo, machismo, opressão e empoderamento, a partir do título “Literatura Feminina Afro-brasileira: escrevivências e mobilização de identidades através de atividades literárias no Colégio Estadual Machado de Assis-CEMAS, em Teixeira de Freitas-Ba”, trazendo à tona experiências que foram silenciadas e invisibilizadas. Tem como objetivo principal uma proposta de trabalho com contos para educadores da área de Linguagens no Ensino Médio. Consiste em uma investigação teórica fundamentada na abordagem das políticas de ações afirmativas como a Lei n. 10.639/2003, que foi alterada pela Lei n. 11.645/2008, e nas teorias de Gonzalez (2020), Bernd (1988), Evaristo (2009), Duarte (2010), entre outros, bem como a contribuição dos contos no lugar de fala da mulher negra, na qual se destaca o aporte de Evaristo (2018), Reis (2004), Guimarães (2001), Cruz (2021) e Sobral (2021). É adotada a metodologia qualitativa com a pesquisa bibliográfica e estudo de caso de pesquisa-ação. A pesquisa encontra-se estruturada em quatro seções, sendo que a primeira apresenta um debate dos conceitos históricos significativos sobre o termo literário e as obras de mulheres negras e brasileiras, apontando caminhos estratégicos para a valorização da identidade e do empoderamento feminino. Na segunda seção, trata-se de uma análise metodológica focada no acervo e na presença da literatura de autoria negra e nas questões raciais no ambiente escolar; a catalogação e a organização da biblioteca do CEMAS são analisadas, assim como a avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD), o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e o Plano Estadual de Educação (PEE). Essa análise também aborda a cultura brasileira de matriz africana nos currículos educacionais e explora as estratégias discursivas como meios de recordar experiências vividas no currículo dessa instituição. Na terceira seção, discute-se sobre a importância da formação de professores em políticas públicas relacionadas ao ensino de matrizes africanas, detalhando a formação desenvolvida por meio de oficinas, a qual buscou proporcionar aos educadores e educadoras o conhecimento sobre propostas e objetivos das relações étnico-raciais. Para alcançar esses desígnios, foram elaboradas etapas e metodologias que concretizam essa intervenção. Os resultados alcançados com a execução da formação foram positivos, pois pôde-se refletir sobre oa prática cotidiana do ensino de literatura. Na sequência, no relatório de intervenção, aparecem as vozes dos participantes desta proposta, despontando suas contribuições para a (re) construção de identidade e do empoderamento da mulher negra. E por fim, a quarta seção constitui o produto desenvolvido. Trata-se de uma análise das obras literárias de mulheres negras, com foco em cinco livros específicos: Olhos D'água, de Conceição Evaristo; Úrsula, de Maria Firmina dos Reis; Leite do Peito, de Geni Guimarães; A Vestida, de Eliana Alves da Cruz e Amar antes que amanheça, de Cristiane Sobral, com a finalidade de subsidiar os profissionais de educação a inserir nos seus planejamentos temas que por muitos anos não existiram nos currículos e nos materiais didáticos.

Presidente - 1632990 - MILENA CLAUDIA MAGALHAES SANTOS GUIDIO
Interno - 2250399 - GUILHERME FOSCOLO DE MOURA GOMES
Interna - 3309801 - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES
Externa ao Programa - 1803265 - LILIAN REICHERT COELHO - UFSBExterna à Instituição - ROSANA NUNES ALENCAR - UNIR