Apresentações

Normas para Apresentação Off-line de Trabalhos Aprovados


1)    Apenas o(a) autor(a) responsável pela submissão de cada trabalho aprovado no evento deverá enviar, entre 12 e 18/11, via formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/spkYfas7ZxmmMQeC9, a apresentação preparada conforme as normas a seguir, a fim de receber o certificado de apresentação;

2)    A apresentação consistirá no envio obrigatório de dois itens independentes que explicarão ao público o conteúdo do trabalho:

a.     Um arquivo de áudio, com duração entre 3 e 5 minutos, que pode ser capturado por celular ou outro gravador simples, para publicação pela comissão do evento em plataformas digitais, como Anchor e Spotify;

b.     Um conjunto de até 10 slides para postagem pela comissão do evento em rede social, como Instagram.

3)    O arquivo de AÚDIO (até 10 MB) pode ser gravado por qualquer pessoa listada como autora do trabalho. Deve contemplar o seguinte roteiro:

a.     Informar o título do trabalho, o nome e o sobrenome de quem o está apresentando e a sua instituição de origem;

b.     Apresentar brevemente o objetivo central do trabalho;

c.     Descrever sucintamente como o trabalho foi realizado (método da pesquisa ou planejamento do relato ou da proposta didática);

d.     Apresentar os principais resultados do trabalho e, por fim, as implicações dele para a área de ensino de ciências;

e.     Sugere-se escolher um local e horário que permitam gravar o áudio com pouco ou nenhum ruído de fundo; caso opte por algum som de fundo, certifique-se de que o mesmo é livre para uso (prefira as licenças Creative Commons, como CC BY 4.0).

4)    O conjunto de SLIDES para postagem em rede social (Instagram) deve seguir o arquivo-modelo disponível no site do evento ou AQUI, e ser enviado como arquivo do PowerPoint (até 10 MB). Uma equipe do evento providenciará a conversão de cada slide em imagem, antes da publicação definitiva:

a.     O primeiro slide deve conter o título do trabalho. O penúltimo slide deve listar o nome de todas as pessoas autoras do trabalho, a sigla de cada instituição e o e-mail de um/a autor/a para correspondência. O último slide deve conter a referência do trabalho, a fim de facilitar a citação pelo público. Observar em detalhes o arquivo-modelo disponível no site do evento e apenas substituir as informações pertinentes;

b.     Os demais slides (entre o primeiro e o penúltimo) podem ser usados livremente para apresentar os pontos principais do trabalho, de forma criativa, usando pouco texto e priorizando imagens, diagramas, esquemas e similares, de modo a captar a atenção visual do público. Ao usar imagens ou similares, certifique-se de que elas são livres para uso (prefira as licenças Creative Commons, como CC BY 4.0; você pode pesquisar por imagens livres em buscadores como o Google usando o filtro “Direitos de uso”, caso necessário);

c.     Veja exemplos de canais no Instagram que fazem postagens com conteúdo científico e seja criativo/a: @abstractscientific, @hugofernandesbio, @potencialbiotico etc.

5)    Reforçamos que os arquivos em áudio e em PowerPoint são apresentações independentes, ainda que sobre o mesmo trabalho. Ou seja, não é necessário gravar o áudio como se estivesse apresentando os slides, pois os materiais estarão disponíveis ao público em plataformas diferentes. Por isso, cada arquivo deve ser autoexplicativo por si só.

6)    Ao submeter o formulário eletrônico, o(a) autor(a) responsável pelo envio da apresentação (áudio e slides) deverá declarar que ele/ela e todas as demais pessoas autoras do trabalho, caso haja, estão de acordo com a apresentação enviada e autorizam a publicização da mesma pela comissão organizadora do evento em redes sociais e demais plataformas digitais que considerar oportunas, sem qualquer ônus. Ainda declara que a produção do áudio e dos slides empregou materiais livres de diretos autorais, assumindo exclusivamente o ônus por qualquer uso indevido que tenha feito dos mesmos;

7)    Apresentações recebidas incompletas, fora do prazo, do modelo ou das demais normas explícitas acima serão desconsideradas;

8)    Não serão recebidas apresentações via e-mail ou por qualquer meio diverso do formulário eletrônico disponibilizado pelo evento;

9)    O certificado de apresentação incluirá o nome de todas as pessoas autoras e será enviado por e-mail ao(à) autor(a) para correspondência, após o evento.