Apresentações
Normas para Apresentação Off-line de Trabalhos Aprovados
1)
Apenas o(a) autor(a) responsável pela submissão de
cada trabalho aprovado no evento deverá enviar, entre
12 e 18/11, via formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/spkYfas7ZxmmMQeC9, a
apresentação preparada conforme as normas a seguir, a fim de receber o
certificado de apresentação;
2)
A apresentação consistirá no envio obrigatório de dois itens independentes
que explicarão ao público o conteúdo do trabalho:
a. Um
arquivo de áudio, com
duração entre 3 e 5 minutos, que pode ser capturado por celular ou outro
gravador simples, para publicação pela comissão do evento em plataformas
digitais, como Anchor e Spotify;
b. Um
conjunto de até 10 slides para postagem pela comissão do evento em rede
social, como Instagram.
3) O arquivo de AÚDIO (até 10 MB) pode ser gravado por qualquer pessoa listada como autora do trabalho. Deve contemplar o seguinte roteiro:
a. Informar
o título do trabalho, o nome e o sobrenome de quem o está apresentando e a sua
instituição de origem;
b. Apresentar
brevemente o objetivo central do trabalho;
c. Descrever
sucintamente como o trabalho foi realizado (método da pesquisa ou planejamento
do relato ou da proposta didática);
d. Apresentar
os principais resultados do trabalho e, por fim, as implicações dele para a
área de ensino de ciências;
e. Sugere-se
escolher um local e horário que permitam gravar o áudio com pouco ou nenhum
ruído de fundo; caso opte por algum som de fundo, certifique-se de que o mesmo
é livre para uso (prefira as licenças Creative Commons, como CC BY 4.0).
4)
O conjunto de SLIDES para postagem em rede social (Instagram)
deve seguir o arquivo-modelo disponível no site do evento ou AQUI,
e ser enviado como arquivo do PowerPoint (até 10 MB). Uma equipe do evento providenciará a
conversão de cada slide em imagem, antes da publicação definitiva:
a. O primeiro
slide deve conter o título do trabalho. O penúltimo slide deve
listar o nome de todas as pessoas autoras do trabalho, a sigla de cada
instituição e o e-mail de um/a autor/a para correspondência. O último slide
deve conter a referência do trabalho, a fim de facilitar a citação pelo
público. Observar em detalhes o arquivo-modelo disponível no site do evento e
apenas substituir as informações pertinentes;
b. Os demais
slides (entre o primeiro e o penúltimo) podem ser usados livremente para
apresentar os pontos principais do trabalho, de forma criativa, usando pouco
texto e priorizando imagens, diagramas, esquemas e similares, de modo a captar
a atenção visual do público. Ao usar imagens ou similares, certifique-se de que
elas são livres para uso (prefira as licenças Creative Commons, como CC BY 4.0; você
pode pesquisar por imagens livres em buscadores como o Google usando o
filtro Direitos de uso, caso necessário);
c. Veja
exemplos de canais no Instagram que fazem postagens com conteúdo científico e
seja criativo/a: @abstractscientific, @hugofernandesbio, @potencialbiotico etc.
5)
Reforçamos que os arquivos em áudio e em PowerPoint
são apresentações independentes, ainda que sobre o mesmo trabalho. Ou seja, não
é necessário gravar o áudio como se estivesse apresentando os slides, pois os
materiais estarão disponíveis ao público em plataformas diferentes. Por isso,
cada arquivo deve ser autoexplicativo por si só.
6)
Ao submeter o formulário eletrônico, o(a) autor(a)
responsável pelo envio da apresentação (áudio e slides) deverá declarar que
ele/ela e todas as demais pessoas autoras do trabalho, caso haja, estão de
acordo com a apresentação enviada e autorizam a publicização da mesma pela
comissão organizadora do evento em redes sociais e demais plataformas digitais
que considerar oportunas, sem qualquer ônus. Ainda declara que a produção do
áudio e dos slides empregou materiais livres de diretos autorais, assumindo
exclusivamente o ônus por qualquer uso indevido que tenha feito dos mesmos;
7)
Apresentações recebidas incompletas, fora do prazo,
do modelo ou das demais normas explícitas acima serão desconsideradas;
8)
Não serão recebidas apresentações via e-mail ou por
qualquer meio diverso do formulário eletrônico disponibilizado pelo evento;
9)
O certificado de apresentação incluirá o nome de
todas as pessoas autoras e será enviado por e-mail ao(à) autor(a) para
correspondência, após o evento.