Normas

Normas Gerais para Submissão de Trabalhos

1) Serão recebidos para avaliação trabalhos em duas modalidades: resumo simples ou trabalho completo.

2) Resumo simples corresponde a um texto escrito em parágrafo único, conforme normas abaixo.

3) Trabalho completo corresponde a um texto escrito entre 4 e 15 páginas, conforme normas abaixo.

4) Recomendamos fazer o download dos modelos disponíveis no site para garantir a formatação correta dos trabalhos.

5) Cada trabalho pode ter uma ou mais pessoas como autoras, desde que todas tenham dado contribuição intelectual relevante à produção.

6) Cada trabalho deve ser submetido no sistema por apenas uma pessoa inscrita no evento, a qual é responsável por cadastrar as demais pessoas no sistema durante a submissão, caso haja coautores(as). Não há limite de trabalhos que cada pessoa pode submeter, como autora ou coautora.

7) Ao submeter um trabalho, a pessoa deve selecionar em qual área ele melhor se insere: (a) pesquisa, (b) relato de ensino ou extensão ou (c) proposta didática.

8) Trabalhos de pesquisa são aqueles originados de projetos ou questões de pesquisa em ensino de ciências ou áreas correlatas, concluídos ou em andamento, desde que já possuam resultados parciais evidentes.

9) Relatos de ensino ou extensão são trabalhos que descrevem e discutem experiências de ensino e/ou extensão e suas implicações na área de ensino de ciências.

10) Propostas didáticas compreendem trabalhos que descrevem proposições de recursos didáticos para o ensino de ciências, ainda não aplicados e que, portanto, não se enquadrem nas duas categorias anteriores.

11) Caso julgue pertinente, o conselho científico e editorial do evento poderá alterar a área do trabalho, sem prévio aviso às pessoas autoras.

12) Autores(as) são responsáveis pela qualidade linguística e gramatical de todos os textos de sua autoria submetidos ao evento, sendo esse um dos critérios a serem avaliados pelo conselho científico e editorial.

13) A comissão organizadora não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos que comprometam a recepção dos trabalhos via sistema durante o período de submissão e avaliação.

14) Cada autor(a) deve acompanhar no site/sistema do evento os informes e atender aos prazos estabelecidos para enviar trabalhos e possíveis versões corrigidas, caso isso lhe seja solicitado.

15) Os resumos e trabalhos completos aprovados pelo conselho científico e editorial serão publicados nos Cadernos do SIEC, o título oficial dos anais do evento. O ISSN para essa publicação será solicitado ao CBISSN/IBICT a partir da segunda edição do evento (2022), devido às normas desse órgão.

16) Não haverá apresentação "ao vivo" dos trabalhos durante o evento. Porém, autores(as) de cada trabalho aprovado deverão seguir normas específicas para produzir e submeter a "Apresentação offline", a fim de receberem certificado de apresentação de trabalho. Tais normas estarão disponíveis no site do evento a partir de 30 de setembro de 2021.

17) Não haverá certificado de publicação de trabalho, uma vez que tal comprovação ocorre a partir da efetiva publicação do trabalho nos anais que estrão disponíveis na página on-line dos Cadernos do SIEC, a ser divulgada durante o evento.


Normas para Resumo Simples

1) Recomenda-se usar o arquivo modelo disponível no site do evento (aba Trabalhos >> Modelos), a fim de manter a formatação correta. Fonte do texto do resumo propriamente dito: Times New Roman 9, espaçamento simples entre linhas.

2) O título do trabalho deve ser breve e informativo (até 15 palavras), com inicial maiúscula apenas na primeira palavra ou em nomes próprios.

3) O parágrafo do resumo deve ser escrito em até 3.000 caracteres (com espaços), destacando objetivo, método, resultados principais e conclusão do trabalho ou implicações do mesmo para o ensino de ciências.

4) O resumo não deve incluir referências, figuras ou tabelas. Abreviações devem ser evitadas e, quando necessárias, devem ser descritas por extenso em sua primeira menção no texto.

5) Após o resumo, informar quatro palavras ou sentenças-chave, em ordem alfabética, separadas por vírgulas, sem repetir palavras que já constem no título do trabalho.


Normas para Trabalho Completo

1) Recomenda-se usar o arquivo modelo disponível no site do evento (aba Trabalhos >> Modelos), a fim de manter a formatação correta.

2) Usar configuração da página tamanho Carta, Fonte Times New Roman 10, espaçamento entre linhas múltiplos 1,05.

3) O título do trabalho deve ser breve e informativo (até 15 palavras), com inicial maiúscula apenas na primeira palavra ou em nomes próprios.

4) O trabalho completo deve ser escrito entre 4 e 15 páginas, com seções definidas conforme o escopo do trabalho, formatadas conforme o modelo disponível no site do evento. Subseções podem ser criadas a critério de cada autor(a).

5) Antes da Introdução, devem ser incluídos Resumo (em até 1.500 caracteres, com espaços) e Palavras-Chave, conforme normas acima para resumo simples.

6) Para detalhes sobre o conteúdo e a formatação de seções, figuras, tabelas, referências etc., consultar modelo de trabalho completo disponível no site do evento (aba Trabalhos >> Modelos).


Clique AQUI para conferir o vídeo-tutorial sobre como submeter um trabalho no sistema.