Trabalhos Aprovados


Acesse abaixo a lista completa de trabalhos aprovados para apresentação e publicação nos anais do I SIEC.

ATENÇÃO: Os trabalhos listados abaixo devem enviar, até 18 de novembro, a apresentação off-line nos dois formatos solicitados pelo evento. Consulte as orientações detalhadas em:

https://sig.ufsb.edu.br/evento/SIEC2021/pagina/apresentacoes (prazo encerrado)





LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO (CADERNOS DO SIEC):
Retificada em 16/11/2021, às 13h10


PESQUISAS

1. Representação da personagem feminina na ciência-tecnologia em livros didáticos de física
2. Ensino de ciências para os anos iniciais: os livros didáticos e o currículo escolar
3. Macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental no contexto de alunos do ensino médio
4. Rachel Carson em pauta: uma análise dos vídeos do YouTube como ferramenta de divulgação científica
5. O ensino de física na Primeira República: revisão bibliográfica e analítica do livro “Lições de Physica”
6. Arqueologia e ensino: notas sobre a noção de epistemologia de Foucault
7. Propostas para conectar crianças à natureza a partir da educação em jardins botânicos
8. Alfabetização/Letramento científica/o: polissemia e controvérsias
9. Práticas avaliativas no ensino de ciências em documentos curriculares
10. Conteúdos de genética presentes em livros didáticos: relação com o currículo proposto nos documentos oficiais
11. Unidade temática Terra e Universo em livros didáticos de ciências
12. Mulheres fazendo ciência no Brasil: inserção feminina na docência superior na UFABC
13. Entre caminhos para o ensino interdisciplinar em ciências: de Augusto dos Anjos ao RPG
14. BNCC como biopolítica: análise de corpo, sexualidade e gênero
15. Mario Schenberg e o contexto de proposição do Processo Urca
16. Modos de linguagem atrelados ao processo de formação inicial de professores de ciências
17. Brincando para aprender genética: um levantamento de objetos educacionais lúdicos, dados preliminares
18. Investigando concepções de agricultura familiar em um espaço de formação docente do município de Magé/RJ
19. Formação continuada no ensino de ciências
20. Perspectivas sobre interdisciplinaridade nas pesquisas relacionadas à educação especial e ao ensino de ciências
21. Inclusão e acessibilidade em museus/espaços de divulgação científica: estratégias e recursos abordados nas pesquisas
22. A BNCC e o curso de ciências para professores de Ensino Fundamental I
23. Tratando das esferas: uso de um episódio histórico para combater o Terraplanismo
24. O método montessoriano como norteador da educação ambiental na educação infantil
25. Desafios da pesquisa sobre o ensino de ciências no contexto da pandemia
26. Mulheres cientistas: a importância da discussão de gênero no ensino de ciências
27. Percepções de licenciandos de universidades do consórcio CEDERJ sobre as cores vegetais
28. Adesão vacinal contra o HPV entre estudantes do ensino fundamental
29. Pesquisa sobre a saúde mental de alunos do ensino fundamental em duas escolas municipais de Indaial
30. Reflexões sobre incêndios em ambiente escolar
31. Percepção da equipe pedagógica sobre desastres naturais relacionadas às mudanças climáticas


PROPOSTAS DIDÁTICAS

32. Eleições na escola: uma proposta de projeto interdisciplinar
33. Ferramentas computacionais no ensino experimental de química no Colégio de Aplicação da UFPE
34. Professor Polvo: oficina didática como contribuição na divulgação científica e ensino de ciências
35. Laboratório para o ensino de ciências de custo reduzido
36. A ludicidade no ensino de ciências: uma proposta de aprendizado para alunos com dislexia


RELATOS

37. Programa WeDo como ferramenta educacional
38. Tiro ao alvo injusto: atividade lúdica sobre racismo
39. Práticas pedagógicas em ciências com terrário, visita ao jardim botânico e atividades artísticas
40. Popularizando a ciência: um veículo para a construção e disseminação do conhecimento sobre zoodermatoses
41. Impacto de postagens de educação em saúde no Instagram: Popularizando a Ciência
42. Instagram como recurso didático para o ensino de ciências: um relato de experiência
43. A prática interdisciplinar dos professores de ciências da natureza no ensino remoto
44. Transversalidade da Ciência e Tecnologia para o nosso planeta: uma oficina de divulgação científica em tempos de pandemia
45. Ensino de química intercultural: uma intervenção do Residência Pedagógica no contexto de ensino remoto
46. As relações entre educadores de um cursinho popular: reflexões sobre transfobia e formação de professores
47. Casos de ensino como instrumento para reflexão para formação de professores no estágio supervisionado
48. A divulgação científica por meio das redes sociais: uma proposta criativa e eficiente de refletir sobre o conhecimento
49. Divulgação científica sobre o meio ambiente: podcast e videocast
50. Educação especial no ensino de ciências: práticas pedagógicas alinhadas ao desenvolvimento sensorial
51. As plantas medicinais como temática para o ensino de química
52. Cultura pop como meio para difusão científica: o caso da Banca da Ciência
53. O ensino de ciências durante a pandemia no interior de Santa Catarina
54. Interdisciplinaridade entre Brasil e México: o uso de metodologias ativas e tecnológicas
55. Consumo de pão mofado na visão de alunos do ensino fundamental
56. Oficina de férias: conhecendo os nossos ossos
57. O uso de um jogo como ferramenta no aprendizado da biologia
58. Os desafios da gameficação no ensino de ciências
59. Animais de estimação em desastres ambientais
60. Oficina de geometria para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
61. Temas de ciência no ensino médio
62. Biologia do coronavírus: relato de experiência
63. O podcast Foca no Fato como estratégia didática
64. A prática do feijão como ferramenta para o ensino em tempos de pandemia




Porto Seguro (BA), 16 de novembro de 2021.


Conselho Científico e Editorial do I SIEC