Palestrantes

Louise Chawla, University of Colorado Boulder, EUA

É professora emérita no Programa de Design Ambiental da Universidade do Colorado em Boulder. Foi diretora associada do Children, Youth and Environments Center e co-editora da revista Children, Youth and Environments. É bolsista do Community Engagement, Design and Research (CEDaR), além de uma participante ativa no Growing Up Boulder, uma parceria que ajudou a estabelecer entre o CEDaR, o Boulder Valley School District e a cidade de Boulder para integrar as ideias das crianças e dos jovens no planejamento e concepção urbanos. Foi coordenadora internacional do programa Growing Up in Cities da UNESCO, de 1996 a 2006. Atualmente, é conselheira para uma revitalização desta iniciativa, que envolve jovens de cidades de todo o mundo na avaliação e melhoria das suas comunidades urbanas. É, ainda, membra do Comitê Científico Consultivo da Children and Nature Network. Escreveu três livros e muitos capítulos de livros e artigos científicos sobre as crianças e a natureza, as crianças nas cidades e o desenvolvimento de um cuidado ativo com o mundo natural. É coautora do livro Placemaking with Children and Youth: Participatory Practices for Planning Sustainable Communities.

Maria Inês Gasparetto Higuchi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil

É pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, onde coordena o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Também atua como professora membro permanente do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Ambiental na Amazônia (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Amazonas. É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui mestrado em Ecologia Humana pela Michigan State University e doutorado em Antropologia Social pela Brunel University of London. Possui artigos científicos, capítulos e livros publicados nas áreas de psicologia social do ambiente, educação ambiental e antropologia social.

Victor Corral-Verdugo, Universidad de Sonora, México

É professor da Universidade de Sonora, no México. Possui formação em Psicologia e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Nacional Autónoma do México e doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade do Arizona. É autor ou editor de 19 livros (incluindo Psychological Approaches to Sustainability), mais de 150 artigos científicos e capítulos de livros (incluindo capítulos para o Handbook of Environmental and Conservation Psychology, e Research Methods for Environmental Psychology), e mais de 120 trabalhos apresentados em reuniões científicas na América, Europa, Ásia e África. Atuou ou atua como editor associado de revistas científicas como Environment & Behavior, PsyecologyFrontiers in Psychology. Foi chefe do Comitê de Psicologia Ambiental da Sociedade Interamericana de Psicologia.