Principal

O Seminário Internacional Limiares, traduções e transgressões nas artes e nas literaturas contemporâneas tem por objetivo promover debates e diálogos de forma remota em torno das artes e literaturas da contemporaneidade. Esse encontro será realizado nos dias 03, 16, 25 e 30 de novembro de 2021, envolvendo docentes, pesquisadores, estudantes, tradutoras, artistas e demais sujeitos interessados na temática, através de rodas de conversa, comunicações e atividades artístico-culturais.


Em um contexto como o vivenciado globalmente, de isolamento e distanciamento social, em virtude da pandemia da Sars-cov-2, eventos como este possibilitam encontros, tangenciam fronteiras e enlarguecem as trocas, fortalecendo laços e mantendo as discussões e as pesquisas em movência.


Entendemos os limiares como “pontos de partida” para os nossos diálogos, soleiras que permitem a entrada em um espaço de relação, encontro, comunicação, numa ótica de abertura e inclusão. As traduções carregam em si o ato de “conduzir para o outro lado” o que se expressa nas palavras únicas de um/a/e autor/a/e, mas também de coletividades, no esforço sempre titânico de construir pontes e tornar mutuamente compreensíveis idioletos e mundividências, culturas e cosmogonias. As transgressões, por fim, sempre deram ocasião à humanidade de ultrapassar os seus próprios limites, de rasgar barreiras, sendo as artes um dos meios privilegiados para canalizar o aflato de liberdade e ousadia que as transgressões pressupõem e fazer com que este chegue aos demais seres humanos. A articulação entre os três planos dos limiares, das traduções e das transgressões constitui o pano de fundo teórico do seminário internacional.


Transmissão pelo Youtube:

DIA 1 (03/11), Roda de Conversa 1 - 14:00h GMT -3:

https://www.youtube.com/watch?v=uHyknfNaH58&t=190s


DIA 2 (16/11), Comunicações Coordenadas 1 - 14:00h GMT-3:

https://www.youtube.com/watch?v=3BaVHfSiU4s&t=4s


DIA 2 (16/11), Comunicações Coordenadas 2 - 16:00h GMT -3:

https://www.youtube.com/watch?v=Bnoa17OGB64


DIA 3 (25/11), Roda de Conversa 2 - 14:00h GMT -3:

https://www.youtube.com/watch?v=JBGTzfd9AHU&t=8s


DIA 4 (30/11), Sarau: Trocas Artísticas - 14:00h GMT -3:

https://www.youtube.com/watch?v=dwrL_5e5DR0