LAURA CASTRO

Laura Castro é Professora adjunta no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua no Bacharelado Interdisciplinar em Artes. Laura Castro tem doutorado em Artes Cênicas (UFBA), mestrado em Literatura (UnB) e graduação em Letras (UnB). Seus interesses de pesquisa atravessam a literatura em seu campo expandido, a publicação independente, seus modos de produção e distribuição e a memória gráfica da Bahia. Como extensionista, dedica-se a pensar modos de fomentar uma ecologia dos saberes no campo das artes a favor de uma universidade pluriepistêmica. Atualmente, seu foco de trabalho é na coordenação editorial e na condução de oficinas de escrita literária, para a produção de livros de estudantes indígenas junto a suas comunidades. É pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Ecoarte (UFBA), ao Laboratório de Interculturalidade (UFAC) e Lêtera Negra: artes, tecnologias, discurso (UFSB), todos registrados no Cnpq. Atua como professora permanente no PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes, do IHAC/UFBA e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - PPGAV, da EBA/UFBA. É colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação e Relações Étnico-raciais (PPGER), do CJA/UFSB. Dedica-se à criação literária, tendo publicado regularmente desde 2011, com investigações editoriais ligadas ao campo da performance, do livro de artista e das artes visuais. Como artista é movida pelo desejo de experimentar diferentes possibilidades materiais da escrita e pensar sobre elas.

Trânsitos, fronteiras e diálogos literários na contemporaneidade